Obra da ponte sobre a Lagoa dos Índios avança para nova etapa
Infraestrutura feita com tubulões a ar comprimido está concluída; Agora, a estrutura será preparada para receber a base plana.
Os tubulões são tubos de grandes dimensões, que formarão os pilares da estrutura. Agora, a obra segue para uma nova etapa.
O governo do Estado concluiu a etapa de infraestrutura da ponte sobre a Lagoa dos Índios, localizada na Rodovia Duca Serra (AP-020), zona oeste de Macapá. O trabalho resultou na inserção de oito tubulões a ar comprimido abaixo do nível da água, para dar sustentação à nova estrutura.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap), que é responsável pela obra, os tubulões são tubos de grandes dimensões, que formarão os pilares da estrutura. Trata-se de um tipo de fundação profunda.
Com uma espécie de grande forma de metal, os pilares da ponte são moldados com madeira, concreto e ferragens, formando as bases.
Agora, o serviço seguirá preparando a estrutura para receber a base plana da ponte. Nessa próxima fase, serão utilizados blocos e vigas em concreto - peças fabricadas no próprio canteiro de obra.
O secretário de Transporte, Benedito Conceição, lembra que a construção da ponte faz parte do projeto de duplicação da Duca Serra, que tem como principal objetivo trazer soluções para o intenso trânsito em horário de pico na via, melhorando o tráfego na região Metropolitana do Amapá, que engloba Macapá, Santana e Mazagão.
"É um trabalho minucioso, que nos garante toda a qualidade e segurança possível nessa grande construção. Temos um excelente projeto e em breve a população poderá ser beneficiada de forma completa por ele", explicou o titular da Setrap, Benedito Conceição.
A nova estrutura terá 50 metros de comprimento e 26 metros de largura, com quatro pistas de rolamento em dois sentidos, além de acostamento, ciclovia e três áreas de contemplação. A obra está orçada em R$ 8 milhões.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!