Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital de Santana inicia conscientização de obstetras para a prática do Clampeamento Oportuno

O objetivo é fazer com que médicos e enfermeiros obstetras adotem a prática, que atrasa o corte do cordão umbilical e traz benefícios para a saúde do bebê.

Por Redação
21/08/2020 18h10

O pré-lançamento da campanha aconteceu nesta sexta-feira, 21, em uma roda de conversa.

Para fortalecer ainda mais a prática do parto humanizado no Hospital Estadual de Santana (HES), a equipe do Centro de Parto Normal (CPN) realizou nesta sexta-feira, 21, o pré-lançamento da campanha de conscientização do clampeamento oportuno (tardio). A campanha busca sensibilizar médicos e enfermeiros obstetras para o procedimento que traz benefícios para a saúde do bebê.

O clampeamento oportuno é um prática humanizada que consiste em atrasar de um a três minutos o corte do cordão umbilical. A médica neonatologista do HES, Daniela Medeiros, explicou que neste pequeno intervalo de tempo, com o bebê ainda ligado à placenta, é colocado sobre o peito materno, pele a pele com a mãe, e inúmeros benefícios são proporcionados.

"O clampeamento tardio diminui o risco de anemia para o bebê. Além disso, o sangue do cordão passa proteção, que são as interleucinas, que melhora a imunidade do bebê. Por isso é importante de um a três minutinhos, já traz toda essa diferença na vida do bebê e nesse vínculo mãe e bebê que começa imediatamente, antes de cortar o cordão", informou a médica Daniela Medeiros.

O pré-lançamento da campanha aconteceu nesta sexta-feira, 21, em uma roda de conversa para sensibilizar e incentivar a adesão dos profissionais do centro cirúrgico do HES à campanha. Uma das responsáveis pela condução do projeto é a técnica de enfermagem, Denisia Pereira dos Santos, que explicou sobre o trabalho.

"Como estratégia de sensibilização e participação da equipe fizemos esta roda de conversa para falar sobre a importância da adesão de todos ao projeto. A gente sabe que de início essa conscientização precisa partir de dentro do centro cirúrgico. Preparamos um material para que sirva de incentivo por isso este primeiro momento", completou.

Denisia ainda explicou que adesivos e plaquinhas com a hashtag #EuEspero foram produzidos e entregues para que os profissionais utilizem no dia a dia e interajam no incentivo a outros colegas a participarem do projeto. Posteriormente, com o lançamento oficial da campanha, serão construídos protocolos e acontecerá a fase científica com palestras e materiais informativos de suporte sobre a clampeamento oportuno.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: