Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Encontro e programação marcam o Dia Estadual dos Cultos Afro-religiosos

Além do encontro, haverá ainda programação com palestras, debates e ações de combate à intolerância religiosa e ao preconceito racial.

Por Redação
05/05/2016 16h10
Acontece nesta sexta-feira, 6, o encontro de representantes de religiões de matriz africana no Palácio do Setentrião, sede do Governo do Estado. A programação, prevista para iniciar às 14h, marca o Dia Estadual dos Cultos Afro-religiosos, comemorado no dia 8 de maio (domingo).

Além do encontro, haverá ainda programação com palestras, debates e ações de combate à intolerância religiosa e ao preconceito racial. A comemoração da data segue até 9 de maio (segunda-feira), sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), em parceria com entidades de estado, culturais e religiosas.

 “Uma das ações dentro dessa agenda será uma audiência do segmento afrodescendente com o governador Waldez Góes para falar sobre a criação da Delegacia Especializada em Repreensão a Crimes de Racismo e Intolerância no Amapá”, destaca a secretária da Seafro, Núbia Souza.

Ainda na tarde de sexta-feira, às 16h, acontece a cerimônia de entrega do Selo de Promoção da Igualdade Racial, que será concedido a 36 pessoas e entidades que promovem políticas de promoção da igualdade racial no Amapá. Para as 17h está marcada uma caminhada para o segmento de matriz africana, saindo do Palácio do Governo até o Trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá, onde será recebida com troar dos tambores.

A data

O Dia Estadual dos Cultos Afro-religiosos, comemorado em 8 de maio, foi instituído pela lei 0933, de 3 de novembro de 2005, 8 de maio, como o Dia Estadual dos Cultos Afro-Religiosos.  A data foi escolhida em homenagem à saudosa Dulce Costa Moreira, a “Mãe Dulce”, uma das pioneiras da cultura afro-religiosa no Amapá; ela teria tocado pela primeira vez o Tambor de Mina no Estado, no dia 8 de maio de 1962.

Programação de debates e rituais

Sábado, 7 de maio:

Local: Casa do Pai Salvino. Rua Vila dos Oliveiras Nº 839, bairro: Pedrinhas, Macapá.

9h - Café da Manhã,

10h - Palestra com Pai Paulo Rodrigues dos Santos/Tata Alajeimin

“A Importância do sincretismo entre as religiões. Matriz africana e Igreja Católica. Em seguida, intercâmbio de capoeira, marabaixo, batuque e candomblé”.

Domingo, 8 de maio:

Local: Terreiro de Umbanda e Mina Nagô N.S da Conceição. Avenida Dom Pedro 2967 – Centro, Santana (Pai Almeida Canuto).

8h - Café da Manhã,

Segunda-feira, 9 de maio:

Local: Terreiro de Umbanda e Mina Nagô N. Srª das Graças. Avenida Carlos Gomes, bairro: Jesus de Nazaré/Macapá (Mãe Lolete).

20h – Tambor de Mina

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!