Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projetos sociais são fortalecidos com a reinauguração do 6º Batalhão

O retorno do 6º Batalhão para o prédio próprio vai fortalecer o projeto social e reforçar o papel da polícia comunitária na região.

Por Redação
04/05/2016 16h17
Juliano Picanço, de 14 anos, é um dos 63 alunos do projeto MMA Forte, mantido pelo 6º Batalhão da Polícia Militar. Ele foi um dos primeiros matriculados, em 2014, quando o projeto começou. 

Hoje, o estudante disse que percebe as mudanças significativas na vida, principalmente na vida escolar, com notas mais altas. No futuro, ele tem esperanças de continuar frequentando o batalhão, porém, como policial militar. “Hoje o meu maior sonho é ser PM. Estar em contato com eles e sentir um pouco da rotina me faz querer ser policial e, depois, ser também mestre aqui no projeto”, disse o adolescente.

As palavras de Juliano provam que o objetivo do MMA Forte, de retirar do ócio as crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social, no bairro, está sendo alcançado. Esse tipo de resultado é um orgulho para o tenente Sousa Júnior, idealizador e coordenador do projeto.

Segundo o tenente, o retorno do 6º Batalhão para o prédio próprio vai fortalecer o projeto social e reforçar o papel da polícia comunitária na região. “A PM mais próxima da população vai melhorar o nosso relacionamento com a comunidade e acabar com a imagem de que estamos nas ruas apenas para reprimir”, declarou o tenente Sousa Júnior.

 

Outros projetos

Com um efetivo de 200 militares e responsável por 16 bairros em Macapá, o 6º Batalhão também desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o Policiamento Escolar.

O Proerd atende as crianças do 5º ano da rede pública de ensino e faz um trabalho de orientação, com foco na prevenção do uso de drogas, com cartilhas e material didático próprio.

Com o Policiamento Escolar, o Batalhão abrange 53 escolas, nos três turnos de aulas. Para dar conta, existe um cronograma de atendimento. O trabalho é elogiado pela comunidade que se sente mais segura com a presença de policiais. “Ter um PM fardado na porta da escola é muito bom, principalmente porque eu estudo à noite”, garantiu Fabrícia dos Santos.

Para a PM, estar inserido no cotidiano educacional é fundamental no trabalho preventivo. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!