Exposições e documentários marcam o Dia do Índio no Amapá
O evento foi realizado pela Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas
No Amapá existem cinco etnias indígenas: Waiãpi, Galibi Marworno, Karipuna, Palikur e Galibi Kalinã. São mais de onze mil índios. Suas culturas foram apresentadas através de grafismos, pinturas corporais, exposição de artesanato, fotografias, danças típicas, apresentação de projetos escolares, palestras e documentários. Já nos dias 5 a 7 de maio, um outro evento vai reunir as comunidades indígenas, desta vez, para discutir a situação da saúde desses povos.
As pautas e a atenção às comunidades indígenas possuem hoje espaço na atual gestão, através da Sepi, criada ainda em 2004. Na época, os índios solicitavam um espaço onde os povos indígenas pudessem se reunir para discutir as políticas públicas de forma mais organizada. “Hoje, a Secretaria vem formulando projetos e programas de melhorias dos povos indígenas, assim como, desenvolvendo parcerias entre governo, organizações e associações”, destacou a secretária Eclemilda Macial.
Ela destacou que a Sepi mantém constante contato com as comunidades indígenas de Oiapoque, Pedra Branca, norte do Pará e Tumucumaque, e que umas das pautas prioritárias é a educação.
Entre as conquistas citadas por ela, está a formação de professores indígenas e concursos públicos oportunizando que o indígena trabalhe dentro de sua própria aldeia.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!