No Amapá, chuvas acima da média reduziram focos de incêndio em setembro
Durante o mês, foram registrados 981 focos de incêndio no estado, número abaixo do observado no mesmo período de anos anteriores.
As precipitações acima da média foram um fator importante para a diminuição dos focos de incêndios no estado.
A média de chuvas esperada para setembro de 2020 no Amapá era de, aproximadamente, 43 milímetros. Contudo, de acordo com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), choveu aproximadamente 84 milímetros, quase o dobro do esperado.
As precipitações acima da média foram um fator importante para a diminuição dos focos de incêndios no estado.
Em setembro, foram registrados 981 focos, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) registrou.
"O número está bem abaixo dos observados em anos anteriores que ficam sempre acima dos 2 mil focos”, detalhou o meteorologista Jefferson Vilhena.
Já para o mês de outubro, a meteorologia estima uma média de chuvas de aproximadamente 32 milímetros.
"Essas precipitações podem reduzir o calor. Pra se ter uma ideia, em 6 de setembro setembro, registramos uma temperatura de 35 graus. Durante o mês, a média ficou entre os 33 e 34 graus. Em outubro, existe a possibilida de alcançarmos os 36 graus, por isso a importância das chuvas para amenizar o calor", explicou o meteorologista.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!