Governo do Amapá inicia vacinação contra o sarampo entre jovens
A meta é vacinar três mil participantes do Programa Amapá Jovem. O número de casos de sarampo entre jovens de 20 a 29 anos chamou atenção para o problema.
A meta é vacinar três mil jovens do programa
O Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), realiza nesta semana uma ação de vacinação para os participantes do programa Amapá Jovem.
O objetivo é vacinar, contra o sarampo, todos os três mil jovens que são atendidos pelo programa, tendo em vista o surto da doença que o estado tem enfrentado. Além disso, a maioria dos casos é registrada entre jovens de 20 a 29 anos.
A ação foi organizada pela Sejuv que solicitou o apoio da SVS com a disposição de vacinas e técnicos. O primeiro dia de ação ocorreu nesta segunda-feira, 6, no projeto Minha Gente, bairro Jardim Felicidade 2, mas ainda deve passar pelo bairro Perpétuo Socorro, na escola Deuzuite Cavalcante, e na praça Veiga Cabral.
O secretário da Sejuv, Pedro Filé, enfatiza a importância da ação ser realizada, sobretudo entre os jovens que são a maioria dos casos confirmados de sarampo.
“Nós temos o dever de promover políticas de prevenção para a juventude. Nossa meta é vacinar três mil jovens nos municípios de Macapá e Santana”, explicou o secretário.
Sarampo
Já foram confirmados no Amapá 97 casos da doença, sendo 72 no município de Santana, 24 em Macapá, e 1 em Mazagão. 213 casos suspeitos estão em análise laboratorial.
O Amapá estava há 20 anos sem registrar nenhum caso da doença sendo, inclusive, considerada erradicada. O sarampo é uma doença infecciosa e pode ser fatal, sua transmissão ocorre por contato com mucosas contaminadas pelo vírus.
A única forma de prevenção da doença é a vacina, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado.
O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, reforça que a única maneira de se prevenir é através da vacina. Ele ressalta a importância de ações como a proposta pela sejuv para imunizar a juventude.
“A vacina é a única forma de prevenção, por isso a importância de estarmos atualizando nosso calendário de vacinas para proteger a população contra a doença”, afirmou o superintendente.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!