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Criança Alfabetizada: governo oferece seminário sobre avaliações externas para educadores

A intenção é analisar e trabalhar os dados das avaliações realizadas em 2019 nos ensinos básico e fundamental 2.

Por Redação
06/10/2020 18h40

O primeiro seminário foi realizado em janeiro deste ano.

 

O Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 6, o segundo seminário para educadores das redes estadual e municipal que participam do Programa Criança Alfabetizada. O evento virtual abordou o tema “Resultados das Avaliações Externas como ferramenta de Gestão”.

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Participaram gestores de ensino, entre secretários e coordenadores, além de formadores e professores. O primeiro seminário foi realizado em janeiro deste ano.

Segundo a coordenação do programa Criança Alfabetizada, a iniciativa discute o fortalecimento do trabalho na educação com o uso dos dados de avaliações externas, além da participação de todos os agentes educadores.

“O programa prevê ações que envolvam todos os agentes educacionais do Estado do Amapá. Desta forma, os secretários de educação são fundamentais para a implementação e consolidação de uma política pública comprometida com a aprendizagem dos alunos. Essa temática está alinhada com a divulgação recente dos resultados de duas avaliações fundamentais para a gestão educacional”, pontuou Cláudia Silva, coordenadora do programa Criança Alfabetizada.

As avaliações que renderam dados à Seed foram realizadas em 2019, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SisPAEAP), a nível estadual e com foco no 2º ano do Ensino Fundamental. A outra avaliação foi feita pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a nível nacional.

O seminário ficou dividido em dois momentos. No primeiro, a palestrante, Ana Paula Pequeno Matos, orientadora da Célula de Avaliação Educacional e Desempenho Acadêmico (Ceade), da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, abordou a análise dos dados.

No segundo momento, os seminaristas passaram a compartilhar planos de ação entre as redes estadual e municipais, diante dos resultados e índices apresentados nas avaliações. Ao longo dos meses de agosto e setembro, a coordenação do Programa Criança Alfabetizada se reuniu individualmente com os 16 municípios para apresentar, interpretar e discutir os dados do SisPAEAP 2019.

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