Seed orienta gestores sobre Provinha Brasil
A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal.
Durante a reunião que aconteceu no auditório da Seed, os diretores puderam tirar dúvidas quanto às orientações para os professores e alunos das escolas referentes à aplicabilidade da prova.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.
Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final do ano), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de leitura e matemática.
A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional e a aplicação fica a critério de cada secretaria de Educação das unidades federadas. Ressalte-se que a data de aplicação da Provinha Brasil segue sendo uma decisão de cada rede de ensino.
No Amapá, a primeira etapa será aplicada no dia 30 de maio nas escolas estaduais. A segunda etapa ainda será definida e divulgada. Marcianeide Guerreiro, diretora da Escola Estadual Castro Alves, disse que as orientações repassadas pelo Centro de Pesquisas Educacionais são muito importantes. “Vamos repassar todos os apontamentos sobre aplicação da prova e sua importância para a pesquisa do processo de alfabetização dos alunos”, afirmou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!