Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Procon realiza operação para fiscalizar venda de água e combustível em Macapá

A ação aconteceu após denúncias recebidas pelo órgão durante os dias que o Amapá ficou sem energia elétrica.

Por Weverton Façanha
07/11/2020 16h40

Procon continuará com as inspeções nos bairros da cidade com o apoio da Policia Civil.

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) realizou neste sábado, 7, a primeira etapa da operação “Apagão”, com o objetivo de coibir a prática de preços abusivos nas distribuidoras, mercearias e postos. A ação baseou-se em diversas denúncias que indicavam a cobrança indevida no valor da água mineral e combustível em Macapá.

“Recebemos várias denúncias sobre grandes elevações nos preços de produtos como água mineral e combustível neste período da falta de energia, por isso, montamos esta ação e infelizmente constatamos valores abusivos e, como consequência, alguns estabelecimentos foram notificados e outros autuados”, informou o diretor-presidente do Procon, Eliton Franco.

Durante a fiscalização foi constatado na loja de conveniência de um posto de combustível no bairro Araxá, na zona sul da capital, o valor da água mineral de 1,5L  sendo vendido por R$ 6,00 e o frasco de 200ml sendo comercializado a R$ 4,00. O estabelecimento foi autuado e notificado a prestar esclarecimentos ao Procon, também, sobre o preço do combustível, no prazo de 72h.

Em outro ponto comercial as equipes constataram produtos sendo vendidos fora do prazo de validade e, como consequência, o comércio foi autuado e os produtos foram retirados das prateleiras.

Nos próximos dias o Procon continuará com as inspeções nos bairros da cidade, que também terá participação da Policia Civil, através da Delegacia de Defesa do Consumidor.

Como denunciar?

Caso o consumidor sinta-se lesado ou identifique aumento abusivo de preço, denúncias podem ser registradas através do número 151 ou nas redes sociais do instituto.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!