Luta contra a violência doméstica ganha instrumento de prevenção e ajuda
O Governo do Amapá lançou uma cartilha com informações sobre medidas que visam combater a violência contra a mulher. A cartilha está nas versões impressa e digital.
O lançamento da Cartilha ocorreu no palácio do Setentrião
O Amapá passa a contar com mais um mecanismo de informação e luta no combate à violência contra a mulher. Nesta quarta-feira, 9, o Governo do Estado lançou a 1ª Cartilha da Rede de Atendimento à Mulher (RAM). Um material em versão impressa e digital com orientações sobre as principais formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres, as fases do ciclo da violência doméstica, locais de atendimento e outras orientações.
O lançamento marca o encerramento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo - pelo fim da violência contra as Mulheres, lei 2.245/17 de autoria da deputada estadual Marília Góes, que tem por objetivo alertar sobre a questão, reprimir a violência e lutar pelo direito ao respeito à vida, à dignidade, à cidadania.
Na ocasião, o governador Waldez Góes destacou a necessidade de uma rede efetiva, funcionando de acordo o fluxograma implantado.
“É preciso compromisso, integração e rapidez no atendimento. A RAM tem que funcionar cada dia melhor, e quanto maior for a divulgação e atuação do trabalho preventivo, menos mulheres precisarão recorrer à rede. O que eu puder fazer enquanto governador para fortalecer as políticas para mulheres, eu farei”, afirmou.
A secretária Extraordinária de Políticas para as Mulheres lembrou o processo de elaboração da cartilha. Um produto resultado de um processo de escuta para embasar os técnicos e orientar todas as mulheres, também falou sobre a necessidade dessa ferramenta.
“A violência compõe um cotidiano perverso sustentado por relações sociais historicamente marcadas pelas tradições patriarcais e a razão para isto é cultural. Por isso, precisamos, enquanto política pública, fortalecer a prevenção e desta forma alterar normas sociais e culturais”, disse a gestora.
Para a presidente da União Brasileira de Mulheres no Amapá, Sandra Cardoso, é uma iniciativa para nortear as mulheres e os órgãos.
“Essa cartilha é excelente. Vai nortear as mulheres, os órgãos e as pessoas. Isso vai fazer com que a gente se fortaleça e dê continuidade a essa rede que é de fundamental importância para todas as mulheres do Amapá”, destacou a presidente.
O lançamento contou com a participação de órgãos que compõe a RAM, da Segurança Pública, Saúde, Judiciário, entre outros.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!