‘Foi emocionante ver que agora temos um espaço de maior qualidade’, diz professor da Escola de Tempo Integral Tiradentes
O educador Elson de Souza esteve presente na cerimônia de entrega dos novos espaços físicos da instituição de ensino.
Elson leciona física na escola desde 2017, ano em que foi implementado o ensino integral.
Com a inauguração dos novos espaços físicos destinados na Escola Estadual de tempo Integral Tiradentes, que atende 370 alunos em Macapá, estudantes, professores, corpo técnico e de apoio relatam como foi chegar à escola e ver as novidades inauguradas nesta quinta-feira, 17.
Um dele foi o professor Elson Souza, que leciona a matéria de física desde 2017, ano de implementação do ensino integral.
"Chegar nessa escola foi prazeroso. Para mim, foi emocionante ver que agora temos um espaço de qualidade, para juntos ensinar e aprender. A sala de aula está mudando para que nós, educadores, possamos atuar grandiosamente no alcance de uma educação de maior qualidade aos nossos alunos", disse Souza.
A escola foi inaugurada em 1973, passou por reformas, ampliação e adaptações de alguns dos seus espaços físicos para garantir assistência necessária aos estudantes durante as aulas. Com o investimento de R$ 4.183.120,73 foi possível fazer trabalhos de ampliação do refeitório, construção de uma cozinha industrial, vestiários para professores e estudantes, banheiros, reforma da sala de professores, biblioteca e sala de leituras, além da criação da sala de planejamento pedagógico, sala de atendimento psicopedagógico e estacionamento.
Com os recursos também foi possível realizar o serviço de trocas de todas as janelas, o piso do prédio principal, pinturas dos ambientes, além da pavimentação de toda área externa da escola. A escola tem 16 salas de aula e capacidade para atender até 560 alunos. A intenção é proporcionar conforto e um espaço acolhedor para quando as aulas presenciais puderem retornar.
Uma das estudantes da instituição de ensino é Rebeca Ailana, de 17 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio da escola Estadual de Tempo Integral Tiradentes. A estudante relatou como foi chegar até a escola e ver as mudanças.
"Deu mais vontade de estudar! Encontrar um local como esse me trouxe uma felicidade e uma certeza de que temos representantes compromissados com o nosso futuro e com nosso conhecimento" relatou Rebeca.
Desde a mudança para o ensino integral, a Escola Tiradentes vem alcançado mudanças no cenário pedagógico, reduzindo índices de retenção, aumentando índices de aprovação e aumento na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que mudou de 3,1 em 2015 para 3,8 em 2019, no mesmo ano de 120 estudantes concluintes do ensino médio 102 foram aprovados em universidades para cursar o ensino superior.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!