Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Escolas do Estado adotam sala de planejamento pedagógico como estratégia inovadora do ensino-aprendizagem amapaense

O ambiente é padronizado e feito pensando em um contexto de educação cada vez mais integrada. Iniciativa do Governo do Amapá é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação.

Por Redação
18/12/2020 17h15

 Espaço piloto foi inaugurado na escola estadual Jesus de Nazaré, zona sul de Macapá. Espaço piloto foi inaugurado na escola estadual Jesus de Nazaré, zona sul de Macapá.

 

Nesta sexta-feira, 18, novas unidades de ensino foram inauguradas na escola professora Nanci Nina Costa, localizada na zona sul de Macapá, e o Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (CIFPA), que fica no município de Santana.

Projetada para ser um espaço de integração e troca de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos, o ambiente é uma iniciativa do Governo do Amapá, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com a missão de auxiliar no processo pedagógico das unidades escolares.

Os novos espaços contam com computadores com acesso à internet, bloco de cavalete, projetor e tela de projeção, mesas e cadeiras compartilhadas, além de painéis para visualização das metas, indicadores e principais informações da escola.

De acordo com a professora e coordenadora pedagógica da escola Nanci Nina Costa, Ediane Ribeiro, o novo espaço possibilitará a integração entre professores e pedagogos, além de antecipar estratégias educacionais.

“Nós estamos assumindo novas funções por conta da pandemia e isso significa dizer que tivemos que nos adaptar, adotar novas práticas. Voltado ao lado do planejamento, a sala possibilita que antecipemos estratégias pensadas em coletivo para executar em favor dos estudantes”, disse Ediane.

Já para a coordenadora pedagógica da escola de pesca, Josilene Araújo, os estudantes têm apresentado bons resultados em relação às atividades trabalhadas pelos professores, e poderão ser ainda mais beneficiados com o que será planejado no novo ambiente.

“Nossos estudantes têm respondido bem as práticas pedagógicas trabalhadas com eles, e esse espaço melhorará, ainda mais, essas práticas, tendo em vista que aqui o professor terá um ambiente para planejar e executar suas aulas utilizando recursos tecnológicos e práticas pensadas para eles”, destacou Josilene.

Segundo a secretária de Educação, Goreth Sousa, todos os recursos necessários para desenvolver ações pedagógicas de apropriação e implementação do Referencial Curricular Amapaense estarão à disposição dos educadores nesse projeto.

“A sala de planejamento é para debater sobre o ensino aprendizagem, competências e habilidades. É também local de conversa sobre o ensino híbrido e de estudo sobre dados, cenários, metodologias e práticas pedagógicas diferenciais. Certamente, aqui os educadores terão grandes ferramentas para atuarem por uma educação de qualidade”, concluiu Goreth Sousa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação