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Dados do Programa Criança Alfabetizada são apresentados às futuras gestões de Tartarugalzinho e Macapá

Os prefeitos eleitos aos mandatos de 2021 a 2024 receberam os dados sobre o nível de alfabetização dos estudantes das redes municipais

Por Caroline Mesquita
23/12/2020 21h35

As avaliações do Programa Criança Alfabetizada apontam que mais da metade dos estudantes avaliados estão em situação crítica de aprendizagem.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniu-se nesta quarta-feira, 23, com os futuros prefeitos dos municípios de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro e, em Macapá, Antônio Furlan, para apresentar os dados educacionais e o nível de alfabetização dos estudantes das respectivas redes municipais. Eles foram eleitos para os mandatos de 2021 a 2024. 

As avaliações, acompanhamento e monitoramento são do Programa Criança Alfabetizada, que funciona em regime colaboração entre Estado e prefeituras com o objetivo de alfabetivar todas as crianças amapaenses. 

Apoiado pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum, o programa oferta formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares; material didático complementar; avaliação permanente da aprendizagem dos estudantes; monitoramento do processo ensino aprendizagem, além de cooperação e incentivos.

Tartarugalzinho

São 10 escolas municipais que atendem o ciclo da alfabetização em Tartarugalzinho. Apenas três escolas, com 147 estudantes do 2º ano do ensino fundamental, participaram da avaliação em fluência em leitura.  Os resultados gerais desses estudantes apontaram que apenas 6,1% possuem perfil fluente em leitura, desejável para esta etapa de ensino; 24,5% têm perfil iniciante e mais de 66,7% dos alunos estão em situação crítica.

Na avaliação de alfabetização, que contempla questões básicas de língua portuguesa e matemática, o número de escolas participantes aumentou para nove, totalizando 186 estudantes do 2º ano do ensino fundamental avaliados. Os resultados mostram que 38 estudantes têm perfil desejável, 108 estão em padrão muito crítico de aprendizagem, e o restante entre padrão suficiente e não alfabetizados.  

Macapá

Na capital amapaense há 72 escolas municipais que atendem o ciclo da alfabetização, porém apenas 25 fizeram a avaliação em fluência em leitura, o que representa 338 estudantes avaliados, dos 2.292 estudantes previstos que estão matriculados no 2º ano ensino fundamental. Os resultados gerais mostram que 58,6% estão em situação crítica; 31,1% têm perfil iniciante; 7,7% estão com perfil fluente e 2,7% desses estudantes do município de Macapá não têm informação pra definir perfil.

Já na avaliação de alfabetização participaram as 72 escolas com 3.628 estudantes, alcançando 85% de taxa de participação. Entretanto, o número previsto de participação era de 4.330 estudantes do 2º ano do ensino fundamental. O teste mostrou que 461 estudantes estão com perfil desejável e 2266 estudantes estão em padrões críticos de aprendizagem.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, pontuou que este ano, mesmo com a pandemia, aconteceram formações continuadas de professores alfabetizadores municipais, formação de gestores e entrega de materiais didáticos, porém é preciso mais engajamento nas redes e acompanhamento de perto da gestão.

“Em 2019, garantimos as avaliações dos estudantes, mas não tivemos a participação de todos. O nosso objetivo é não deixar nenhum aluno para trás. Esse ano fizemos formações e entregamos livros para os municípios, mas poucos profissionais participaram e o livro demorou a chegar na mão do aluno. Por isso precisamos que os prefeitos eleitos engajem suas futuras equipes”, frisou a secretária.

Bruno Mineiro e Antônio Furlan consideraram preocupantes a quantidade de estudantes com nível insuficiente de alfabetização.

“É importante que o professor alfabetizador seja capacitado. Vamos ficar próximos e motivar a equipe. Trabalhar para fazer o melhor”, disse o futuro prefeito de Tartarugalzinho.

Furlan frisou que Governo e Prefeitura de Macapá vão trabalhar juntos para melhorar a alfabetização dos alunos. 

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