Inovação: Governo do Amapá passa a ofertar cirurgia torácica por vídeo
Procedimento é considerado menos invasivo e garante uma recuperação mais rápida para o paciente.
Em 2020, 84 pacientes foram operados na especialidade.
Implementado em 2020, o setor de cirurgia torácica do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) passou a ofertar desde o início deste ano uma nova modalidade para atender pacientes: a vídeocirurgia. O procedimento é considerado menos invasivo e garante uma recuperação mais rápida.
A partir de agora, os pacientes que possuírem indicação médica para o procedimento não precisarão mais ser operados pela técnica convencional, conhecida como cirurgia de tórax aberto.
Outro ganho é o tempo de internação, com a cirurgia convencional o paciente fica no mínimo cinco dias internado, já com a vídeocirurgia esse tempo cai para no máximo três dias, reduzindo quase que pela metade o tempo de internação.
A indicação da técnica é de todos os casos que envolvam cirurgias dos órgãos intratorácicos, como câncer de pulmão, sequelas pulmonares causadas por outras doenças, como a tuberculose, ou remoção de partes do pulmão.
O cirurgião torácico Fábio Oliveira ressaltou que desde a efetivação do setor, em 2020, 84 pacientes foram operados na especialidade, o que fez com que não fosse necessário que nenhum deles precisasse do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTDF).
“Com a adição da vídeocirurgia, conseguimos trazer para o SUS um serviço que antes era restrito à rede privada. Nossa expectativa é que, com a alta mais rápida dos pacientes e a liberação dos leitos, possamos ampliar nossa capacidade de operar pacientes”, explicou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!