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Funcionários da Caesa recebem novos equipamentos de proteção

Até meados de junho a companhia deve concluir a distribuição de mais de dois mil dispositivos utilizados nos serviços em todo o Estado.

Por Redação
17/05/2016 09h41
Os funcionários da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) começaram a receber nesta terça-feira, 17, os novos equipamentos de proteção individual (EPIs) adquiridos pela empresa. Até meados de junho a companhia deve concluir a distribuição de mais de dois mil dispositivos utilizados nos serviços em todo o Estado.

Segundo Lúcio Flávio de Souza, gerente de Segurança do Trabalho da Caesa, são 15 tipos diferentes de equipamentos. “A maioria dos servidores receberá equipamentos semelhantes, como luvas nitrílicas, botinas de segurança, óculos, máscaras, capas de chuva. Alguns materiais são mais específicos e dependem da área de trabalho. Também serão fornecidos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) para os serviços externos, como colete refletivo, cone e fita zebrada”, explicou.

Todos os profissionais que atuam na área operacional e que possuem funções que expõem a saúde do trabalhador em risco irão receber os EPIs. Lúcio Flávio informou que os funcionários que estão no interior do Estado também serão contemplados.

“A Gerência de Segurança do Trabalhador elaborou um cronograma de entrega e irá a cada município levar o material para as localidades atendidas pela Caesa. A previsão é que até a primeira quinzena de junho todos os funcionários estejam trabalhando com os novos equipamentos”, asseverou.

A compra

Segundo Patrícia Brito, diretora presidente da Caesa, a entrega dos equipamentos de proteção era uma das demandas urgentes que a Companhia conseguiu sanar.

“Era de nosso conhecimento a necessidade de adquirir equipamentos de proteção individual e coletiva, pois o último grande pedido realizado pela Caesa ocorreu em janeiro de 2010. Quando assumimos a gestão, no ano passado, iniciamos o processo licitatório que nos possibilitou a aquisição desse material”.

Enivaldo Machado, presidente da Comissão Permanente de Licitação da Caesa, explicou que o processo é demorado porque precisa ser feito dentro dos padrões da legislação.

“A aquisição de material para qualquer órgão público demanda planejamento. Toda a tramitação de recursos, datas e publicações, são itens obrigatórios para a transparência na licitação”.

A Gerência de Segurança do Trabalho da Caesa recebeu 2.400 novos dispositivos mas, de acordo com a necessidade, a Companhia fará novas solicitações.

“Esse primeiro pedido teve por base o quantitativo de equipamentos extremamente necessários para a proteção dos funcionários. Porém, observando as demandas diárias, faremos outros pedidos em conformidade com o trabalho prestado pela Caesa”, finalizou a diretora presidente.

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