Setor de nefrologia do Estado realizou mais de 43 mil sessões de hemodiálise em 2020
Foram atendidos aproximadamente 500 pacientes com problemas renais que precisaram do procedimento.
No procedimento de hemodiálise, o sangue do paciente é filtrado através de uma máquina.
Em 2020, o setor de nefrologia do Estado realizou mais de 43 mil sessões de hemodiálise, método terapêutico que substitui a função renal. Foram atendidos 497 pacientes com problemas renais agudos ou crônicos que necessitaram do procedimento - no qual o sangue do paciente é filtrado através de uma máquina.
Atualmente o Governo do Amapá possui duas clínicas de nefrologia: uma no do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, e a Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão, que funciona no complexo do Hospital Estadual de Santana.
Além disso, em maio do ano passado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), assinou um contrato com uma clínica credenciada que oferta o serviço de hemodiálise, para diminuir o fluxo e circulação de pessoas nas unidades e garantir segurança no atendimento dos pacientes renais crônicos, que, devido à baixa imunidade, fazem parte do grupo de risco da covid-19.
Foram remanejados para realizar as sessões de hemodiálise 75 usuários que antes eram atendidos na clínica de nefrologia do Hcal, permitindo uma diminuição no número de pacientes que frequentam a unidade nos três turnos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!