Em Santana, idoso de 103 anos recebe a primeira dose da vacina
A vacinação continua ocorrendo para idosos acima de 85 anos no município de Santana, em postos fixos e drive-thru.
Deitado em uma rede, seu José recebe a dose de vacina contra a covid-19
Com o apoio do Governo do Estado, as equipes de saúde da Prefeitura Municipal de Santana (PMS) estão trabalhando para imunizar 100% da população idosa acima de 85 anos. Nesta sexta-feira, 12, uma das equipes de enfermagem visitou uma residência, no bairro Paraíso, para aplicar a vacina em uma pessoa muito especial. O seu José Palheta dos Santos, de 103 anos de idade.
A família dele fez a sua parte realizando o cadastro do idoso, que está acamado, nos canais oficiais que a PMS disponibilizou e a estratégia da Saúde da Família chegou até a casa do seu José.
José Palheta nasceu em 1917, quando o mundo ainda vivia, por exemplo, sob a primeira guerra mundial, uma revolução social na Rússia, uma forte greve geral no Brasil e o Amapá sequer era território, sendo ainda parte do Estado do Grão-Pará.
A história do seu José emocionou a equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) que se deslocou até a casa dele. Sob a supervisão do enfermeiro Carlos Cruz, a equipe, formada por uma técnica em enfermagem, uma estudante do curso Técnico de Enfermagem e um motorista, pôde testemunhar a história do seu José e a alegria da família.
Seu José Palheta estava sentado em uma rede, pois já debilitado pela idade tem dificuldades de locomoção, o que justifica a ida equipe de saúde até a residência dele.
Ele ouviu as explicações da técnica em enfermagem que aplicou a vacina. "Ele estava sentadinho na rede. Ele ouve bem, mas não fala muito. Na verdade, ele não chegou a conversar conosco. Mas no momento em que eu levantei a manga blusa, ele ajeitou o braço. Estava bem tranquilo e não exitou nada. A família ficou muito feliz com a nossa chegada, bateram até foto com a gente", contou a técnica.
A vacina que José Palheta recebeu foi da AstraZeneca/Oxford e a segunda dose deve ser aplicada com o intervalo aproximado de três meses. A PMS segue com o seu calendário de vacinação com postos fixos, drive-thru e com as visitas às residências dos idosos acamados e com dificuldades de locomoção.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!