Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado forma equipe da Casa de Apoio à Mulher Amapariense

Agentes da Rede de Atendimento à Mulher local receberam capacitação para alinhamento, articulação e definição de protocolos.

Por Alice Valena
18/02/2021 13h12

O Governo do Amapá,  nos dias 17 e 18 de fevereiro, promoveu a formação de equipe técnica da Casa de Apoio à Mulher Amapariense, em Pedra Branca do Amapari.

Também houve reunião de alinhamento da Rede de Atendimento à Mulher (RAM). Toda a ação foi coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (Sepm).

A Casa de Apoio à Mulher Amapariense foi inaugurada no início de fevereiro e pode atender até 50 mulheres diariamente vítima de violência doméstica. A parceria entre o poder municipal e Estado permite que haja integração e subsídios corretos no que concerne ao atendimento às mulheres vítimas de violência, obedecendo o fluxograma da  RAM.

A formação serve, de imediato, para que os colaboradores da Casa de Apoio e demais agentes da RAM amapariense possam definir e saber o papel de cada um inserido na rede. Também foram  definidos protocolos, fluxograma e institucionalização da casa.


Na capacitação, os colaboradores da Casa e demais agentes da RAM, como da segurança publica, da saúde e do judiciário, puderam estudar sobre contextualização histórica de lutas das mulheres, coordenadorias políticas para mulheres segundo o Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM).

Eles também receberam informações sobre os quatro eixos estruturantes da Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher: prevenção, enfrentamento e combate, assistência e garantia de direitos.

Para a prefeita de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, a parceria permite a integralização dos atendimentos da RAM, promovendo uma atualização mais humanizada.

Com mais esta capacitação em um município, o objetivo da Sepm vai se fortalecendo, como pontua a gestora da pasta, Renata Apóstolo Santana:

"Todo esse processo de capacitação e a inauguração da Casa de Apoio à Mulher Amapariense é um marco histórico para as políticas públicas das mulheres no Amapá e importante sobretudo pra mim, como filha amapariense", enfatizou.

Mais conhecimento

Os agentes da RAM local também puderam estudar sobre empoderamento econômico da mulher, saúde da mulher, perfil econômico e fortalecimento político, além de saber os tipos de violência que podem ocorrer.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Pedra Branca do Amapari, Rafaela Bugarim, acompanhou toda a formação e enfatizou o empenho da pasta estadual da Mulher em capacitar a RAM local.

"Capacitação nunca é demais e, com certeza, teremos outras para cada vez mais combater a violencia doméstica e promover um atendimento de qualidade e diferenciado", disse. 

No segundo dia, com a reunião ampliada, os temas propostos foram: formação de um grupo institucional da RAM Local em uma rede social para facilitar a comunicação entre os agentes, a postura correta doas agentes públicos frente à mulher vitima de violência, sigilo dos casos, divulgação errônea de fotos de mulher vítimas de violência em redes sociais e veículos de imprensa, além da apresentação da Cartilha da Rede de Atendimento à Mulher, que foi lançada pelo Governo do Amapá em dezembro.

Finalizando a capacitação, a Secretária Renata Apóstolo ratificou o protocolo unificado com fichas unificadas para em breve sabermos o número real dd atendimentos e o índice de violência contras as mulheres.

"Com os dados corretos, teremos a oportunidade de montar nosso Observatório. Com isso, teremos um base para sabermos quais outros trabalhos poderemos realizar via políticas públicas para as mulheres do Amapá", frisou.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!