Iniciam preparativos para a Festa de São Tiago
Esta será a 239ª edição de uma das maiores festividades religiosas e culturais do Amapá
Uma comissão composta pelos três órgãos ficará responsável pela organização da festividade. A primeira etapa é a elaboração do projeto contendo as tarefas a serem executadas, cronograma, orçamento e programação. Na próxima semana, a equipe volta a reunir para avaliar a viabilidade do projeto e adequações necessárias.
Para o secretário de Estado da Cultura, Carlos Matias, é importante essa integração do GEA com os realizadores do evento para que tudo ocorra dentro do prazo estabelecido. A Secult ofertará uma capacitação sobre prestação de contas para que a associação não fique inadimplente e possa conseguir convênios com o Estado e outras instituições. “Mostraremos no que o dinheiro pode ser gasto e de que forma, para que a prestação de contas seja feita corretamente”, explicou Matias.
Faltando pouco menos de dois meses para o evento, a comunidade começa a viver o momento de união e festividade em honra a São Tiago, guerreiro que lutou ao lado dos cristãos na batalha contra os mouros. “Estamos na expectativa e seguros de que com a participação do governo realizaremos uma festa mais bonita ainda”, afirmou o presidente da Associação, André Luiz Jacarandá.
O prefeito do município de Mazagão Dilson Borges, reafirmou a parceria com o Governo. “Estamos aqui para somar e temos certeza de que cada um fazendo a sua parte teremos um grande resultado”, informou.
Também participaram da reunião o secretário adjunto das Cidades, José Carlos Corrêa, deputado federal Cabuçu Borges, representantes religiosos e dos idosos.
A festa
A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.
A apresentação é realizada a céu aberto e conta com personagens épicos como, São Tiago, São Jorge, o menino Caldeirinha, o Atalaia e o chefe dos mouros e o dos cristãos. A expectativa é de que 30 mil pessoas participem do evento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!