Governadores cobram celeridade para a inclusão da vacina Sputnik V no Plano Nacional de Imunização
O governador do Amapá, Waldez Góes, junto com governadores do norte e nordeste cobraram posicionamento do governo federal.
Governadores do norte e nordeste, nesta terça-feira, 20, cobraram novamente mais celeridade
O governador do Amapá, Waldez Góes, em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e governadores do norte e nordeste, nesta terça-feira, 20, cobrou novamente mais celeridade por parte do governo federal para a inclusão da vacina Sputnik V no Plano Nacional de Imunização (PNI) e a liberação que deve ser feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Juntos os estados compraram 66 milhões de doses do imunizante russo. Somente o Amapá foi responsável pela compra direta de 450 mil doses com contrato assinado desde março, custeadas com recursos próprios. Mas para que as vacinas cheguem à população e sejam aplicadas, os governadores aguardam a liberação da Anvisa e a inclusão no PNI.
“Estamos percorrendo todo os caminhos possíveis para imunização da populaão brasileira. Temos vacinas compradas e estamos pedindo ao governo federal celeridade na liberação e uso dos imunizantes, que é o meio mais eficaz na prevenção e enfrentamento à covid-19”, disse Góes.
Um convênio entre o governo federal e os Estados está em discussão. As vacinas adquiridas pelos estados serão doadas ao PNI. O Governo do Amapá também moveu uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Anvisa autorize a liberação da Sputnik V.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!