Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá realiza primeira cirurgia de catarata congênita

O procedimento foi incluídos na 2ª fase do programa ‘Mais Visão’.

Por Redação
25/04/2021 21h12

Objetivo é zerar fila de espera de pacientes que aguardam cirurgia de catarata congênita.

De maneira inédita, o Governo do Amapá passou a ofertar cirurgias de catarata congênita na rede estadual de saúde através do programa Mais Visão, programa estadual que desde o ano passado já realizou mais de 7 mil cirurgias oftalmológicas, como de catarata e pterígio, devolvendo a visão para centenas de pacientes da rede estadual de saúde.

Os procedimentos, que tiveram início no último sábado, 24, serão realizados no setor cirúrgico do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, já que por ser uma cirurgia de alta complexidade em crianças e adolescentes, precisa de sedação.

A cirurgia de catarata congênita foi um dos procedimentos incluídos na 2ª fase do Mais Visão, que foi iniciada em janeiro, o Governo do Amapá investiu recursos do Tesouro Estadual para ampliar os procedimentos ofertados no programa.

A catarata congênita é uma turvação total ou parcial do cristalino (lente natural dos olhos) que está presente no nascimento ou logo após o nascimento. As alterações podem levar desde a pequenas distorções visuais até à cegueira.

A realização das cirurgias através do Mais Visão traz economia para o Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), já que anteriormente os pacientes eram encaminhados para tratamento em outros estados através do PTFD, além de comodidade para os pacientes que não precisam mais sair do Amapá em busca de tratamento.

Serão realizadas 10 cirurgias mensais de catarata congênita, atualmente 40 pacientes aguardam pelo procedimento, todos eles terão suas consultas, exames e cirurgias agendados para que o programa zere a demanda para este tipo de procedimento.

Mais Visão

Iniciado em setembro de 2020, o programa é fruto de uma parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) e conta com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre e do Tesouro Estadual.

Ao todo serão realizadas mais de 15 mil cirurgias e mais de 150 mil procedimentos entre triagem, consultas, exames e retornos pós-operatórios.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: