Com orientação da SVS, Calçoene aprova plano municipal de combate à malária para 2021
Após duas semanas de treinamento intensivo com os técnicos da SVS, o município implementou plano de combate à endemia.
Plano de combate a malária foi apresentado por técnicos da SVS.
Na quinta-feira, 6, com auxílio dos técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) - que estão ministrando capacitação dos agentes de saúde desde o dia 26 de março -, o município de Calçoene aprovou o plano municipal de combate à malária para o ano de 2021, o documento também teve aprovação do Conselho Municipal de Saúde de Calçoene.
O documento estabelece algumas metas, inclusive do controle de doenças transmitidas pelo aedes, dentre elas estão:
- Manter em zero o número de óbitos por malária;
- Manter em zero o número de internações por malária em relação ao ano anterior;
- Tratar 100% dos casos positivos;
- Implantar 5 mil mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração, sendo 3.800 tipo cama e 1.200 tipo rede em 21 localidades;
Ainda segundo o plano, as metas serão cumpridas com algumas ações, dentre elas:
- Detecção Ativa (DA) de casos pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS);
- Diagnóstico precoce;
- Tratamento imediato, adequado e, quando possível, supervisionado;
- Coleta de Lâmina de Verificação de Cura (LVC) em exames positivos;
- Borrifação Residual Intradomiciliar (03 ciclos/ano);
- Ações de educação em saúde; :
Plano Estadual
A SVS tem trabalhado em todo o Estado do Amapá no combate à malária e doenças transmitidas pelo Aedes (como dengue, zika e chikungunya), e desde então vem obtendo êxito na redução dos números de casos. No primeiro trimestre deste ano, em comparação ao ano passado, a redução foi 53,17%.
Além do treinamento dos agentes de saúde que se mantém constante para todos os municípios, a SVS implementa a instalação de mosquiteiros impregnados com inseticida, distribuindo e instruindo os 16 municípios usarem de forma estratégica. Um dos objetivos da SVS é que todos os municípios possam ser capacitados ao combate da doença, implementando planos municipais anuais para todas as cidades.
“Estamos obtendo resultados importantes no combate a malária nos últimos anos, a criação da SVS foi fundamental para implantarmos uma política de controle da doença em todo o estado, de forma eficiente e que tem mostrado nos índices redução significativa de casos da doença” afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.
Participaram do evento, conselheiros municipais de saúde; vereadores da Comissão Municipal de Saúde; Allan Barata, secretário de Atenção Básica; Antonio Celso, secretário de Saúde do município; Márcio Fabiano, apoiador municipal de malária (Fiotec/Fiocruz); Coordenação Municipal de Vigilância em Saúde; equipe técnica do Núcleo de Vigilância Ambiental (NVA/SVS).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!