Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado moderniza parque de bombas de captação de água de Macapá

Um novo conjunto motobomba que produz 2 milhões de litros de água por hora chegou ao Amapá e deverá ser instalado no próximo dia 15.

Por Redação
07/05/2021 14h59

Esta é a segunda bomba de captação adquirida neste modelo. A primeira foi instalada em setembro de 2020.

Chegou ao Amapá mais um conjunto motobomba que reforçará o sistema de captação de água bruta para tratamento e distribuição. O equipamento mais moderno e compacto chegou nesta sexta-feira, 7, e é fruto do investimento do Governo do Estado, que já modernizou em 50% o parque de bombas na Estação de Captação da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

Esta é a segunda bomba de captação adquirida neste modelo. A primeira – instalada em setembro de 2020 – assim como esta, produz 2 milhões de litros de água por hora e opera com potência de 350 CV.

“Mesmo durante esse período economicamente difícil, que é a pandemia da Covid-19, o Governo do Amapá priorizou este investimento para garantir que as famílias tenham acesso a mais água e com mais segurança e qualidade, o que é essencial para a população não só neste momento de crise sanitária, mas em todos os dias”, explicou o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

A logística para instalação requer transporte por meio de balsas, guindastes e preparação da base e instalações específicas para receber o novo equipamento, portanto a previsão é de que esta operação aconteça no próximo dia 15 de maio.


Modernização

A bomba anterior funcionava com o motor submerso ligado em um cano de aço de aproximadamente 8 metros, muito vulnerável a rompimentos, já o novo equipamento adquirido pelo governo é compacto e anfíbio, com uma tecnologia que está no mercado a cerca de 5 anos, na qual o motor e a bomba ficam submersos em um espaço menor, o que facilita a manutenção e diminui os riscos de danos.

Além disso, a nova bomba custa 1/4 do valor da sua antecessora, e possui componentes de custo e modelos mais acessíveis para manutenções.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!