Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Maio Amarelo: Campanha do Detran incentiva uso do cinto de segurança

Campanha educativa frisa a importância do uso do cinto por motoristas e passageiros, inclusive no banco de trás.

Por Redação
14/05/2021 15h51

O uso do cinto de segurança pode salvar vidas

O Governo do Amapá, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), lançou uma campanha pelo uso do cinto de segurança em todo o Estado. O objetivo é conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância do uso do equipamento.

O uso do cinto de segurança é obrigatório previsto pelo artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro, que diz que a falta do cinto é uma infração grave e punível com multa e retenção do veículo.

Mesmo assim, alguns motoristas insistem em não utilizar o equipamento, e acabam colocando a própria vida e dos passageiros do veículo em risco. Pensando nisso, o Detran Amapá lança a campanha pelo uso deste acessório dentro da programação do Maio Amarelo.

A gerente do Núcleo de Educação no Trânsito do Detran-AP, Ana Quadros, enfatiza que a campanha é necessária para conscientizar a população sobre o uso do cinto e os benefícios para atenuar consequências de acidentes.

"O cinto de segurança é um dispositivo projetado para a defesa dos ocupantes de um meio de transporte. Em caso de colisão, o cinto não permite que o passageiro seja ejetado para fora do veículo ou bata com a cabeça, o que reduz tanto a gravidade dos acidentes quanto a ocorrência de ferimentos", explicou.

A programação prevê, além de outras atividades, a realização de palestras educativas on line para estudantes. As palestras servem para ensinar a crianças e adolescentes a importância do uso do cinto de segurança.

O uso do cinto é indispensável e obrigatório, inclusive no banco traseiro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!