Mais Visão: ação de triagem em Santana já encaminhou mais de 500 pacientes para cirurgias
Atendimento acontece no Superfácil do município até esta quarta-feira, 19.
Os moradores do município de Santana estão recebendo uma ação de triagem de pacientes para o Mais Visão, programa que está devolvendo a visão para centenas de pacientes da rede estadual de saúde.
A ação, que iniciou na segunda-feira, 17, e irá acontecer até quarta-feira, 19, está sendo realizada na unidade do Superfácil no município no horário de 8h às 12h e 14 às 17h. O objetivo é oferecer uma avaliação prévia para agilizar o processo de encaminhamento desses pacientes para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), onde são realizados todos os exames pré-operatórios e as cirurgias.
Ao chegar ao Superfácil o paciente precisa ter em mãos documento de identificação (RG e CPF) e o cartão do SUS e o laudo médico comprovando a necessidade de procedimentos oftalmológicos ofertados pelo programa para agendar a ida até os Capuchinhos.
No caso de idosos acima de 60 anos, o laudo médico comprovando a necessidade de procedimentos oftalmológicos não é obrigatório, também não sendo necessária a ida dele pessoalmente até a unidade, basta que um familiar leve os documentos de identificação solicitados até um dos guichês disponibilizados para atendimento.
Pacientes na faixa etária de 55 a 59 anos, sem laudo, precisarão passar pela avaliação do médico oftalmologista que também está presente durante a ação de triagem. Ele irá avaliar a necessidade do paciente ser encaminhado para cirurgia.
A autônoma Dilailde de Araújo, de 58 anos, que sofre de pterígio (carne crescida) foi até o Superfácil agendar a sua cirurgia, como não possuía laudo ela primeiro passou pela triagem com o oftalmologista onde foi detectada, além do pterígio, o inicio de uma catarata.
“Fiquei sabendo do programa através de uma amiga da minha irmã que já tinha sido atendida. Eu acho uma iniciativa excelente, vai beneficiar muitas pessoas além de mim, que também têm outros problemas de visão”, falou.
Mais Visão
O programa é realizado pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos). A primeira fase realizou cirurgias de catarata e pterígio com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre.
Na segunda fase, o Estado repassou recursos que permitiram a ampliação para 17 novos procedimentos, como o de catarata congênita, que começou a ser realizado pela primeira vez na rede estadual de saúde e irá beneficiar mais de 40 crianças e adolescentes que aguardavam pela cirurgia.
Em 8 meses, o Mais Visão já realizou mais de 14 mil cirurgias de catarata, mais de 3 mil de pterígio e YAG laser, que é a limpeza da lente de pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata, já somam quase 2 mil procedimentos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!