Waldez avalia com a Sudam projetos de desenvolvimento sustentável para o Amapá
Reunião por videoconferência ocorreu nesta terça-feira, 18. O governador apresentou os progressos do Amapá no setor ambiental.
Na ocasião, Góes apresentou os progressos na governança territorial no Amapá com a regularização ambiental e fundiária.
O governador do Amapá, Waldez Góes, e a superintendente do Desenvolvimento da Amazônia, Louise Caroline Campos, avaliaram na tarde desta terça-feira, 18, por videoconferência, projetos de desenvolvimento sustentável com a Sudam e recursos disponíveis para o Amapá. Entre eles, o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), no qual o estado possui uma carteira de projetos com 22 propostas.
Na ocasião, Góes apresentou os progressos na governança territorial no Amapá com a regularização ambiental e fundiária, atualização de toda a rede geodésica do Amapá e da base cartográfica, que é altamente moderna e segura, além do georreferenciamento das áreas para uso social.
Dentro do setor ambiental, os avanços aconteceram com o Zoneamento Ecológico Econômico, o programa de Regularização Ambiental e a adesão à análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural, em que Waldez lembrou o trabalho feito dentro do Consórcio da Amazônia, onde os governadores uniram os projetos comuns para Amazônia.
“Temos focado em projetos para o desenvolvimento sustentável do Amapá e a Sudam é uma grande parceira. Temos inclusive uma proposta para um grande projeto de ecoturismo para a região da Lagoa dos Índios e a comunidade do entorno”, explicou.
A Superintendente apresentou os eixos de atuação da Sudam dentro do Sistema do PRDA.
“Temos 6 eixos principais para acompanhamento e detalhamento com informações para os estados e muitas possibilidades de projetos sustentáveis com capacitação de gestores, foco no turismo de negócio, ecológico e gastronômico”, disse a superintendente.
A Sudam também informou a oferta de incentivos fiscais para beneficiar pessoas jurídicas que mantêm empreendimentos em operação na Amazônia Legal, reduzindo a carga tributária para atrair investimentos. Financiamento em investimentos em infraestrutura, serviços públicos, empreendimentos produtivos de grande capacidade germinativa de novos negócios, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia, além de R$ 7,5 bilhões em recursos para financiar produtores rurais em 2021 por meio do financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento.
Também participaram da reunião a coordenadora de Gerência de Captação da secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Marilene Nascimento, e o diretor da Sudam, André Azevedo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!