Banco de Leite Humano realiza live para conscientizar sobre importância da doação
A programação também comemorou a estabilidade no estoque, mas reforçou a necessidade de doações para que não haja queda novamente.
A live contou com a participação de diversas servidoras do Banco de Leite Humano.
Nesta quarta-feira, 19, é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Em alusão a data e para homenagear as doadoras, o Banco de Leite Humano (BLH) realizou uma live cheia de informações sobre aleitamento e coleta de leite materno. Houve também tour pelas instalações do BLH e sorteio de brindes para as doadoras participantes da live. A transmissão contou com a participação de doadoras de diversas localidades, inclusive as três recentes de Mazagão.
Devido a pandemia, a captação diminuiu drasticamente nos primeiros meses do ano de 2021. Em março, por exemplo, somente 42 litros foram coletados na rota de doações domiciliares e 71 litros em doações internas, realizadas diretamente no BLH, somando 113 litros de leite no mês. Em abril o BHL coletou 162,6 litros de leite, juntando a captação externa e interna. A alta nas doações pode ser atribuída às recentes ações e expansão do serviço do BLH a outros municípios.
Darcineyde Alves Dias, psicóloga coordenadora do BLH, afirma que doar leite materno é um ato de amor ao próximo, pois leva vida a quem mais precisa, e por isso o dia de hoje não pode passar em branco.
"A data deve ser comemorada e as doadoras homenageadas porque elas proveem o alimento mais importante para os seis primeiros meses de vida de um bebê. Nem todos os bebês podem ser amamentados ao nascer e então, nessas situações, essas mães salvam vidas. Somos muito gratos por cada uma que se dedica a fazer o bem", destacou a coordenadora.
Na ocasião também houve um café da manhã comemorativo para as doadoras presentes.
Como ser doadora?
Ter excedente de leite;
Estar saudável e se sentindo bem;
Comprovar testagem negativa para HIV, sífilis, hepatite B e C;
Se for em casa, deve possuir um congelador para armazenamento do leite.
É importante lembrar que a equipe da rota de coleta domiciliar busca as doações toda sexta-feira e deixa um kit de captação de leite. O kit é composto por: dois vidros, gaze hospitalar para higienização das mamas, touca, etiqueta e dois saquinhos para proteção dos recipientes que armazenam o leite materno.
O Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas e fica localizado na esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central. É possível entrar em contato através do número (96) 98115-9018.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!