SVS divulga orientações para notificação da covid-19 como doença relacionada ao trabalho
Nota técnica explica procedimento e as etapas de identificação, notificação e qualificação que o trabalhador e empregador devem entender e cumprir.
Nota técnica irá orientar notificação da covid-19 como doença relacionada ao trabalho.
A Superintendência de Vigilância e Saúde do Amapá (SVS) apresentou nesta segunda-feira, 24, novas normas para notificações de casos de covid-19 como doença relacionada ao trabalho.
O Núcleo de Vigilância e Saúde do trabalhador (NVST) foi o responsável pela elaboração do documento que reúne normas com o objetivo de orientar os órgãos fiscalizadores e de controle sobre os casos de covid-19 que podem afligir o trabalhador e afastá-lo de suas atividades profissionais.
Pontos importantes das novas novas normas:
- Notificar os casos confirmados da doença, inclusive os retroativos.
- Verificar se o vírus foi contraído dentro do ambiente de trabalho.
- Informar a maior propensão (nexo causal) para os trabalhadores da área da saúde em atuação em linha de frente, por ter maior exposição ao vírus.
- Retirar o nexo causal do trabalhador que estiver em teletrabalho, o home office, independente de sua função.
Para Regiclaudio Souza, gerente do núcleo, as novas normas tiram muitas dúvidas do trabalhador nesses tempos de pandemia.
"É muito importante que o trabalhador saiba como agir nos casos de covid-19 relacionadas às suas atividades laborais. Istituir a possível infecção como um risco para sua vida e para execução de seu trabalho é um grande passo", informou Souza.
As novas normas já estão valendo e a nota técnica na íntegra está disponível no site da SVS, para acessar clique aqui.
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