Vacinação contra o vírus HPV reduz o número de doses
Diferente dos outros anos, agora a vacina só terá duas doses, uma inicial e um reforço após seis meses
A nova campanha de vacinação contra o vírus HPV reduziu o número de doses necessárias para a imunização. Diferente dos outros anos, agora a vacina só terá duas doses, uma inicial e um reforço após seis meses. Até então, eram necessárias três. Para portadores do HIV, a vacina continua em três doses.
O público alvo são mulheres de 9 a 13 anos. Após uma reformulação na estratégia e a retomada da parceria com as escolas, o índice chegou a 92% em 2015. De acordo com a Central de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (CADI), as doses foram distribuídas em fevereiro.
Outra mudança é que, a partir deste ano, a vacina continuará disponível nas unidades de saúde durante o ano todo. O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer. É um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível.
No primeiro contato sexual, uma em cada dez meninas chega a entrar em contato com o vírus. Conforme o tempo passa, entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão. É importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!