Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Programa Mais Visão vai realizar mais de 5 mil cirurgias no Vale do Jari

Uma carreta com estrutura montada para realização de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos atenderá a população dos municípios durante 12 dias.

Por Da Redação
08/06/2021 14h56

Foram realizadas 5.433 mil triagens no Vale do Jari

Um levantamento feito pela equipe do programa Mais Visão contabilizou 5.433 triagens realizadas nos municípios de Vitória e Laranjal do Jari, no último final de semana.

Nas triagens, os oftalmologistas buscaram identificar os procedimentos necessários para cada situação e, dentre as deficiências visuais avaliadas na população, destacaram-se os casos de catarata, pterígio, estrabismo, glaucoma e demais doenças relacionadas a retina.

Para sanar a demanda apresentada nesses municípios, o programa montou uma carreta com sala cirúrgica e estrutura para atender a população do Vale do Jari. A carreta atenderá os casos de catarata e pterígio, que juntos somam 5.250 dos diagnósticos feitos durante as triagens.

De acordo com o relatório, 2.750 pacientes farão cirurgia de catarata e 2.500 realizarão o procedimento cirúrgico de pterígio. Os procedimentos de estrabismo, glaucoma e outras doenças que afetam a retina serão encaminhados para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), em Macapá. A carreta chega a Laranjal do Jari no dia 21 de julho a permanece até o dia 2 de agosto.

 

Ações de saúde no Vale do Jari

O nível do Rio Jari e as famílias em torno dele estavam em constante monitoramento desde o mês de abril. No dia 12 de maio, o Vale do Jari entrou em estado de alerta por conta da elevação no volume das águas do rio.

Desde então, o Governo do Amapá, através da Defesa Civil, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), com apoio das prefeituras dos municípios atingidos, atua diariamente para assegurar assistência as famílias afetadas.

Além da entrega de mais de 5 mil cestas básicas para garantir comida na mesa das famílias atingidas pela cheia, água potável e hipoclorito, o Governo do Amapá, através da SVS, atuou no monitoramente e controle de casos de covid-19, avaliando o quadro dos pacientes indicados pelo município e realizando de testes para detectar o novo coronavírus.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!