Programa Mais Visão vai realizar mais de 5 mil cirurgias no Vale do Jari
Uma carreta com estrutura montada para realização de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos atenderá a população dos municípios durante 12 dias.
Foram realizadas 5.433 mil triagens no Vale do Jari
Um levantamento feito pela equipe do programa Mais Visão contabilizou 5.433 triagens realizadas nos municípios de Vitória e Laranjal do Jari, no último final de semana.
Nas triagens, os oftalmologistas buscaram identificar os procedimentos necessários para cada situação e, dentre as deficiências visuais avaliadas na população, destacaram-se os casos de catarata, pterígio, estrabismo, glaucoma e demais doenças relacionadas a retina.
Para sanar a demanda apresentada nesses municípios, o programa montou uma carreta com sala cirúrgica e estrutura para atender a população do Vale do Jari. A carreta atenderá os casos de catarata e pterígio, que juntos somam 5.250 dos diagnósticos feitos durante as triagens.
De acordo com o relatório, 2.750 pacientes farão cirurgia de catarata e 2.500 realizarão o procedimento cirúrgico de pterígio. Os procedimentos de estrabismo, glaucoma e outras doenças que afetam a retina serão encaminhados para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), em Macapá. A carreta chega a Laranjal do Jari no dia 21 de julho a permanece até o dia 2 de agosto.
Ações de saúde no Vale do Jari
O nível do Rio Jari e as famílias em torno dele estavam em constante monitoramento desde o mês de abril. No dia 12 de maio, o Vale do Jari entrou em estado de alerta por conta da elevação no volume das águas do rio.
Desde então, o Governo do Amapá, através da Defesa Civil, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), com apoio das prefeituras dos municípios atingidos, atua diariamente para assegurar assistência as famílias afetadas.
Além da entrega de mais de 5 mil cestas básicas para garantir comida na mesa das famílias atingidas pela cheia, água potável e hipoclorito, o Governo do Amapá, através da SVS, atuou no monitoramente e controle de casos de covid-19, avaliando o quadro dos pacientes indicados pelo município e realizando de testes para detectar o novo coronavírus.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!