Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Precisamos saber dos nossos direitos', diz mulher vítima de violência psicológica em atendimento da Sepm

Trabalhadora foi uma das mais de 100 pessoas atendidas pela equipe da Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm), no Conjunto Macapaba.

Por Alice Valena
11/06/2021 10h26

Autônoma continuará recebendo tratamento psicológico semanal.

“Nós, mulheres, precisamos saber dos nossos direitos!”, foi com essa frase que E.P.C, de 37 anos, definiu o sentimento de receber auxílio psicológico na Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, do Governo do Amapá. A trabalhadora foi uma das mais de 100 mulheres que receberam apoio psicológico durante uma ação na Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes, no Conjunto Habitacional Macapaba, zona norte da capital, de 8 a 10 de junho. 

Encaminhamentos, orientação e entrega de material informativo foram alguma das ações prestadas pela equipe da Secretaria  Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm). Além dos chamados acolhimentos, quando o piscológo detecta que a mulher deve seguir com o tratamento. Foi o caso de E.P.C, que, ao conversar com a profissional, descobriu ser vítima da violência psicológica, um tipo de agressão que causa danos emocionais. 

“Quando conversei com a psicóloga, percebi que estou vivenciando um relacionamento com sintomas de abuso e palavras vexatórias em público. Eu não sabia que existia a violência psicológica e preciso sair dessa situação”, comentou a autônoma.

A autônoma que será acolhida nos próximos dias pela equipe dos centro de Referência em Atendimento à Mulher de Macapá (Cram-Macapá) e à Família (Camuf). Outras cinco mulheres também serão acolhidas pela centro, com atendimentos de psicólogas e assistentes sociais todas as semanas.  

“Nesses três dias, percebemos que muitas dessas mulheres se questionaram sobre o tipo de violência que estão sofrendo. Lembrando que não existe apenas a violência física”, pontuou a coordenadora do Cram Macapá, Núbia Gonçalves.

Os atendimentos com a Unidade Móvel da Sepm ainda percorrerão alguns pontos da cidade em paralelo às triagens do Programa Mais Visão Amapá. No último final de semana, o serviços foram realizados em Laranjal do Jari e a previsão é alcançar outras cidades.

Ressaltando que o número de atendimento da Sepm é (96) 8409-0863 para todo o Estado do Amapá. Conforme demanda, é encaminhado a algum órgão em especifico dentro da Rede de Atendimento à Mulher (RAM).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!