Governo do Amapá inicia entrega de 140 mil kits de proteção contra a covid-19 para rede estadual de ensino
Itens são específicos para alunos,professores e demais trabalhadores da educação. Objetivo é preparar o setor em caso de volta as aulas presenciais no segundo semestre.
Os kits serão repostos a cada três meses.
O Governo do Amapá iniciou a estratégia de entrega de 140 mil kits de proteção contra a covid-19 para toda a rede estadual de ensino. São itens como álcool em gel e máscara lavável para atender todos os professores e alunos, além de equipes gestoras, pedagógicas, e trabalhadores de apoio, como meredeiras e serventes.
Distribuir os kits é uma das etapas do plano de ação elaborado para um possível retorno às aulas presenciais no segundo semestre - o que só irá acontecer quando todos os trabalhadores da rede estadual de ensino estivem imunizados contra o novo coronavírus.
São 140 mil kits - sendo 120 mil para estudantes e 20 mil aos professores e demais profissionais de educação. Os itens terão reposição a cada três meses. O Estado investe R$3 milhões, do tesouro estadual, para adquirir o material de proteção.
A gestora da Secretaria de Estado de Educação, Goreth Sousa, reforça o compromisso para um retorno seguro.
“Esse é um compromisso de não colocar a vida de componentes da comunidade escolar em perigo - seja pai, aluno ou trabalhador. Continuamos na organização dos equipamentos de biossegurança nas escolas e esses kits são parte dessa estratégia, para que todos voltem com segurança”, disse a gestora da pasta.
Além dos kits de proteçãos, as escolas também já estão organizadas com os equipamentos de biossegurança, como pias e dispenser de álcool espalhados por toda unidade.
Kits para os professores e profissionais de apoio
Para os professores e equipes gestoras serão entregues: máscaras laváveis, álcool em gel e viseiras.
Aos profissionais das equipes de apoio, que trabalham em contato com outras pessoas, como merendeiras e serventes, serão entregues máscaras, álcool, luvas, aventais e tocas.
A professora Luana Rêgo, de 36 anos, que leciona a disciplina de educação física, na Escola Estadual Tiradentes, o kit será um instrumento importante para a preparação do retorno das aulas.
“Nós precisávamos dessa prudência, desse zelo com os protocolo de segurança pra que a gente volte em segurança para as atividades na escola. Esse é um fator além da vacinapara auxiliar o retorno” , disse a professora.
Kits para os estudantes
Cada aluno irá receber máscaras laváveis, álcool e garrafinhas de águas. Para a estudante Shayane Miqueli, de 17 anos, os kits serão importantes para ajudar a manter a escola mais segura.
“Com tantas perdas, essa proteção pode ajudar a gente a voltar a ter aula e se proteger, aí sim nós podemos voltar para a escola de maneira segura”, disse a estudante do segundo ano.
As escolas terão estoque de álcool em gel para repor aos alunos assim que acabar. Até o fim de julho todas as escolas já estarão com seus kits de proteção entregues e prontos para chegar aos mãos dos alunos.
Estratégias futuras
O Plano de Ação para o retorno seguro contará com um treinamento voltado a estudantes, professores e demais trabalhadores para que eles saibam como atuar no retorno das aulas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!