Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hemoap homenageia fidelizados no Dia Mundial do Doador de Sangue

O hemocentro ofertou uma manhã com música ao vivo e certificado de gratidão aos doadores presentes.

Por Redação
14/06/2021 13h18

Cada bolsa de sangue ajuda a salvar a vida de até 4 pessoas.

Nesta segunda-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data objetiva homenagear os doadores e conscientizar a sociedade de maneira geral sobre importância deste ato que salva tantas vidas. No Amapá, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia (Hemoap) é o órgão que rege o abastecimento de todos os hospitais do estado da rede pública e privada.

Desde o dia 2 de junho o hemocentro vem certificando os doadores assíduos da instituição, e essa certificação continuará até o final do mês. De 10 a 14 doações, o doador recebe o certificado verde; 15 a 24 doações, o doador recebe o certificado bronze; 25 a 34 doações, certificado prata; 35 a 49 doações, certificado de ouro; 50 doações, o certificado de diamante; mais de 50 doações, o certificado de pós-diamante.

A técnica em higiene bucal, Maria Brito de Souza, de 52 anos, doa sangue há 21 anos e recebeu o certificado de gratidão de pós-diamante, que representa o nível mais elevado de doações. 

"Desde que eu descobri que o meu tipo sanguíneo A- está constantemente em falta, eu decidi doar. Faz 21 anos que doo regularmente a cada 3 meses", disse Maria.

A administradora hospitalar, Stefani Neto, de 32, foi doar sangue motivada pela necessidade de uma amiga.

"A doação é tranquila e indolor. Estou doando por uma amiga, mas deixo aqui meu apelo para que quem puder doar venha doar. A sensação de saber que estamos contribuindo para salvar vidas não tem preço", afirmou a doadora.

O Hemoap segue todas as medidas de prevenção contra a covid-19. O processo de captação é seguro e os materiais utilizados são descartáveis e de uso individual, por isso os riscos de contaminação são praticamente inexistentes. Cada bolsa de sangue ajuda a salvar a vida de até 4 pessoas.

Estoque do Hemoap

Segundo a chefe do serviço de captação de doadores, Elmira Melo, o hemocentro alcança em torno de 50 a 59 doadores diariamente, o que está sendo suficiente para manter o estoque adequado para a maioria das tipagens sanguíneas. No entanto, atualmente, o estoque dos tipos O+ e A+ encontra-se em estado crítico.

"É necessário manter o estoque sempre em um bom nível para eventuais emergências e por isso sempre reforçamos a  importância de manter o fluxo de doações alto. Se faz necessário dizer, novamente, que o Hemoap está de braços abertos para quem quiser doar", completou Elmira.

O que é necessário para realizar a doação sangue?

É preciso portar documento oficial com foto. Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. É necessário estar descansado e bem alimentado antes da doação.

A pessoa só é classificada como apta ou não para doar após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e vida do possível doador, que deve:

Pesar acima de 50 kg;

Estar em boas condições de saúde;

Ter idade entre 16 e 69 anos;

Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;

Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias.

O Hemoap fica localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h.

As doações podem ser feitas por comparecimento espontâneo ou agendamento através do site https://hemoap2.reservio.com/

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!