Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Live sobre aleitamento materno incentiva beneficiárias do Amapá Jovem do Jari a se tornarem doadoras

Jovens do município doarão leite materno para o Banco de Leite Humano (BLH). Líquido será transportado por avião para a capital.

Por Redação
29/06/2021 16h58

Angelina Viegas voltou a doar leite materno, após participar de live do programa Amapá Jovem.

Foi após uma live sobre aleitamento e coleta de leite materno, promovida pelo Amapá Jovem que Angelina Viegas, monitora do programa no município de Laranjal do Jari, decidiu voltar a ser doadora do Banco de Leite Humano (BLH). Além dela, outras jovens também abraçaram a causa.

A ação da Secretaria de Políticas de Juventude (Sejuv), coordenada pelo polo de Laranjal do Jari, tem o objetivo de ajudar a abastecer o estoque do BLH, principalmente neste período de pandemia. Para a jovem Angelina, a live sensibilizou-a sobre a importância da doação.

“Fiz a minha primeira doação de leite há 9 anos, idade da minha primeira filha. Agora, com minha filha caçula, não doei por conta da pandemia. A live despertou a vontade de doar novamente, então começamos essa campanha de doação aqui no Jari, já que não podemos ir à Macapá e o Banco de Leite virá aqui buscar as doações”, explicou a jovem.

Para que as doações pudessem ser realizadas, o Governo do Amapá, por meio do BLH, fará uma ação de coleta específica para o município. Por conta da distância da cidade para a capital, o transporte dos frascos com o leite doado será feito de avião, o mesmo que levará as vacinas contra a covid-19 para o Jari.

“Enviamos os kits para Laranjal do Jari, fizemos o cadastro das mães que têm interesse em doar e vamos à casa delas recolher essas doações que representam a esperança, saúde e vida para os bebês que estão internados”, explicou a coordenadora do BLH, Darcineyde Alves Dias.

A bolsista Arleticiane Santos está ansiosa para este momento e já coletou o leite que será doado. Enquanto não chega o grande dia da doação, o líquido ficará guardadinho no congelador.

“Sempre tive o sonho de doar leite e não sabia como, com a live entendi todo o processo de doação e agora vou ajudar outras mães e bebês com esta doação que salva vidas”, afirmou a jovem.

A secretária de Juventude em exercício, Sâmmylla Rocha, destacou o papel social do programa Amapá Jovem com campanhas como a da doação de leite.

“Além da missão de contribuir para a redução da vulnerabilidade social dos jovens amapaenses, também temos um papel social a cumprir e incentivamos os nossos jovens a terem esse olhar de contribuição com a nossa sociedade. Mais que uma live sobre doação de leite materno, nós promovemos a solidariedade entre eles e que  podem ajudar a salvar vidas”, disse a gestora.

As doações em Laranjal do Jari podem ser feitas até sexta-feira, 2 de julho. Para doar, entre em contato por ligação ou WhatsApp pelo telefone (96) 99908-5322.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!