Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No dia do capoeirista, Governo do Amapá homenageia mestres da capoeira por serviços prestados à sociedade

Evento realizado pela Secretaria de Juventude, teve como objetivo mostrar para participantes do programa Amapá Jovem a importância da capoeira, assim como, atraí-los para o esporte.

Por Redação
30/06/2021 12h20

Capoeirista Tailane Sousa teve a vida mudada pelo esporte

Nesta quarta-feira, 30, se comemora o Dia Estadual do Capoeirista e do Mestre de Capoeira. Para celebrar a data, a Secretaria de Políticas para a Juventude (Sejuv) realizou uma programação voltada para os bolsistas do programa Amapá Jovem com o objetivo de mostrar aos participantes do programa um pouco sobre o que é a capoeira, assim como, despertar neles o interesse pelo esporte.

O evento que aconteceu na quadra do projeto Minha Gente e contou com a presença de diversos mestres.

A secretária de Juventude em exercício, Sâmmylla Rocha, que também é capoeirista, explicou que a Sejuv possui um segmento de capoeira dentro da Secretaria que trabalha esse eixo com bolsistas do Amapá, porém, muitos desses jovens desconhecem o assunto, por isso, pensou-se em realizar esta programação para que esses jovens pudessem conhecer e com isso se interessar pela capoeira.

“Nosso objetivo é mostrar para os bolsistas o que é a capoeira, o quanto ela é importante para quem pratica, o que ela pode proporcionar de conhecimentos, de modo de vida para quem a pratica, ou seja, que esse jovem possa entender a importância do dia de hoje e quem sabe se interessa pela capoeira”, explicou.

A secretária ressaltou que algumas pessoas consideram a capoeira apenas como um esporte, mas, para quem pratica, ela é muito mais que isso.

“Nós que praticamos a capoeira a enxergamos como uma importante ferramenta de resgate de jovens principalmente da marginalidade. E é isso que o programa Amapá Jovem busca dentro das suas atividades e isso inclui a capoeira”, frisou.

Participando do programa Amapá Jovem desde 2018, Tailane Souza, que iniciou como bolsista e hoje atua como monitora no programa, trabalha o segmento da capoeira. Este trabalho é desenvolvido dentro dos polos de atuação do programa em todo o estado.

“Moro no bairro das Pedrinhas conhecido pelo histórico de violência, e a capoeira mudou a minha vida, mudou a forma de enxergar o mundo e me fez ser uma pessoa melhor. O que a capoeira fez comigo eu busco mostrar para esses jovens, para que eles saibam que a capoeira tem o poder de tirar o jovem da vulnerabilidade social”, relatou.

Os relatos, as histórias, a roda de capoeira realizada durante o evento atraíram a atenção da bolsista do programa Amapá Jovem Geralda Neta. Ela comentou que já presenciou diversas apresentações de capoeira em vários pontos da cidade, mas que nunca tinha tido o contato direto sobre a história e a importância disso para quem pratica e para a sociedade.

“Importante esse tipo de evento para que a gente, que é jovem, e não conhece o que é a capoeira possa aprender, ter esse conhecimento e com isso, quem sabe, se interessar”, pontuou.

O evento contou ainda com a apresentação de grupo de marabaixo e rodas de capoeira, onde os jovens puderam ter contato mais direto. Os mestres de capoeira receberam ainda certificados de honra ao mérito pelos serviços prestados à sociedade amapaense através da capoeira.

A capoeira é patrimônio imaterial do Estado do Amapá, reconhecida como esporte, dança, luta, cultura popular e brincadeira.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!