Imunização no Amapá entra em nova fase com a chegada de mais 16.690 doses de vacina
Os imunizantes são destinados à primeira dose (D1) podem aplicados em pessoas entre 59 e 18 anos sem comorbidades, seguindo a ordem decrescente de idade.
Mais de 16 mil doses de vacinas chegam ao Amapá
O Governo do Amapá recebeu neste sábado, 3, um novo lote de vacinas contra a covid-19. Com a vacinação avançando entre os grupos prioritários, os imunizantes destinados à primeira dose (D1) poderão ser aplicados em pessoas de 59 a 18 anos, sem comorbidades declaradas - uma vez que o Plano Nacional de Imunização (PNI) já autorizou o alcance deste público. O cronograma de vacinação segue o estabelecido pelas prefeituras, seguindo a ordem decrescente de idade.
São 8.190 doses do imunizante da fabricante americana Pfizer e 8.500 doses da AstraZeneca fabricados pela Fiocruz.
Os imunizantes da AstraZeneca ficaram exclusivamente para a segunda dose dos cidadãos que já tomaram a primeira dose, o que vai garantir o término do ciclo vacinal de boa parte dos amapaenses. Essas vacinas serão distribuídas aos municípios quando chegar o período da segunda dose (D2).
A distribuição ficará a cargo da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) que estará promovendo junto com os órgãos de segurança uma operação de entrega em tempo hábil para os 16 municípios. Como haverá a chegada de uma nova remessa neste domingo, 4, as vacinas serão distribuídas na segunda, 5.
Vacina da Jassen
Um outro lote de vacinas da Janssen tem a chegada prevista para este domingo, 4. São mais 6.450 doses deste imunizante.
"Entraremos em uma nova fase do plano de vacinação no Amapá. Com muito trabalho e organização estamos conseguindo avançar na imunização dos grupos prioritários e abriremos a vacinação para pessoas de 59 a 18 anos, sem comorbidades, entretanto cada cidade tem seu cronograma de vacinação e segue em ordem decrescente de idade. Com muita satisfação eu dou essa notícia", enfatizou Dorinaldo Malafaia Superitende da SVS.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!