Amapá Jovem: bolsistas de Santana apresentam projetos para secretária nacional da Juventude
Emilly Coelho conheceu trabalhos de reciclagem e empreendedorismo desenvolvidos por jovens do distrito de Anauerapucu.
Emilly Coelho reconheceu o alcance e a importância do Amapá Jovem
Os bolsistas do Programa Amapá Jovem do distrito de Anauerapucu, em Santana, apresentaram projetos sobre reciclagem e empreendedorismo para a secretária nacional de Juventude. Emilly Coelho, nesta segunda, 12. A gestora cumpre agenda no estado até 14 de julho para conhecer o alcance do programa.
Em Santana, o governo atende 2.500 pessoas, com o Amapá Jovem - 80 delas são de Anauerapucu, incluindo os monitores Davi Augusto, 19 anos, Luciana Santos,18 anos, e Guilherme Almeida, 19 anos. Juntos, eles desenvolvem um projeto para incentivar os bolsistas do distrito a retirarem lixo da natureza para reciclar. O trabalho resultou em vasos para cultivo de plantas e jogos educativos.
"Nós despertamos a consciência desses jovens para cuidar do nosso distrito e, por meio da reciclagem, reduzir a quantidade de lixo. Produzimos esses jogos educativos e depois vamos doar para as crianças em vulnerabilidade social", informou o monitor Davi Augusto.
Já a monitora Thaynara Nascimento ministra oficinas de empreendedorismo com miçangas.
"Trabalhamos o empreendedorismo mostrando que é possível multiplicar o valor da bolsa que recebem no programa", explicou a monitora.
Os acessórios são feitos no polo e comercializados pelos bolsistas. São atividades como essa que serão apresentadas à secretária nacional durante a visita ao estado.
"Vamos apoiar o Amapá Jovem e trazer projetos do governo federal para que sejam implementadas aqui. Dentre tantos projetos que acompanhei, esse se destaca", disse Emilly Coelho, durante a visita.
Na ocasião, o secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, destacou a importância de levar o programa para as regiões ribeirinhas do estado.
"Estamos apresentando para a secretária nas diversas áreas de atuação do Amapá Jovem, entre elas, atuar com o programa nas regiões ribeirinhas com esporte, cultura, empreendedorismo e geração de renda. E essa visita é uma oportunidade de estabelecermos parcerias para ampliação e fortalecimento do programa", afirmou o gestor.
A secretária segue em agenda na noite desta segunda-feira, em Santana. Na terça-feira, 13, visitará Calçoene e Amapá. Já no dia 14, conhecerá os jovens de Mazagão e participará da programação em Macapá.
Debate com a juventude
Ainda em Santana, Emilly Coelho participou de um debate com jovens de diversos segmentos, na Casa da Juventude. A programação, em parceria com a Prefeitura de Santana, abordou as perspectivas essa parcela da população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!