Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo fortalece programas de incentivo à qualidade de vida dos profissionais de segurança pública

Os recursos fazem parte do ‘Programa Estado Forte Povo Seguro’, que já investiu mais 200 milhões de reais na segurança pública.

Por Jamylle Nogueira
27/07/2021 16h12

Sejusp recebeu servidores do Ministério da Justiça e segurança pública, para uma visita técnica, de monitoramento do projeto nacional Pró Vida.

Para ampliar e fortalecer as ações do programa 'Estado forte, povo seguro’, que está investindo R$ 250 milhões no setor, o Governo do Amapá aplicou R$ 4,3 milhões em projetos destinados à promoção da saúde física e mental dos profissionais de segurança pública. O objetivo é oferecer mais qualidade no trabalho dos servidores e atendimento humanizado para a população.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o valor destinado para o projeto, foi realizada a aquisição de insumos para a prática de atividades esportivas. Também foi possível iniciar um projeto chamado Saúde Itinerante, que funciona em um ônibus para levar a equipe multiprofissional - composta por enfermeiros e psicólogos - para atender servidores no interior do estado, e, assim, realizar diagnósticos e acompanhamento de possíveis transtornos psicológicos, ou comorbidades.

“A intenção é que todos os servidores de segurança publica possam ter uma assistência voltada para o bem-estar, principalmente psicológico, pois no cotidiano lidamos com situações delicadas e de alto risco, que acabam contribuindo com nível alto de stress, ansiedade e entre outros”, declara o secretário-adjunto da Sejusp, José Mont'Alverne. 

Pró-vida

Ainda na terça, a Sejusp recebeu uma equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para uma visita técnica com o objetivo de acompanhar e orientar os trabalhadores sobre ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social (PRÓ-VIDA).

De acordo com coordenador do programa, Diemerson Gomes, o Pró-Vida  busca valorizar os projetos de atenção psicossocial e de saúde no trabalho dos profissionais de segurança pública, através monitoração, apoio e implementação de ações.

“Tivemos uma surpresa positiva quanto aos projetos desenvolvidos no Amapá, pois estão sendo executados de acordo com o planejamento nacional. Após a visita aos órgãos de Segurança Pública, iremos fazer um diagnóstico para possíveis melhoria dos serviços”, ressalta o coordenador.

O cronograma segue até a sexta-feira, 29, com visitas nos órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiro Militar e Polícia Penal.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!