Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Saúde do Trabalhador orienta municípios sobre notificação da covid-19 como doença relacionada ao trabalho

As oficinas têm como público alvo técnicos das gerências assistenciais das secretarias municipais de saúde, além dos coordenadores das unidades mistas de saúde.

Por Redação
29/07/2021 13h21

Saúde do Trabalhador realiza oficina nos municípios.

Os técnicos Núcleo de Vigilância em Saúde do trabalhador (NVST/Cerest) estão levando aos gestores de saúde dos municípios os novos creitérios que enquadram casos de covid-19 como doença relacionada ao trabalho. São realizadas oficinas para detalhar a nota técnica do Ministério da Saúde que trata do assunto. Todos os municípios receberão a visita da equipe do Cerest.

 

As ações têm como objetivo garantir a proteção da saúde dos trabalhadores nos ambientes e às condições de trabalho, bem como a organização da assistência, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada ao SUS, com base nas portarias 204/2016 e 205/2016 que definem as doenças e agravos relacionados ao trabalho como de notificação compulsória no Sistema Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN).

As oficinas se concentram em como definir critérios para notificar os casos confirmados de covid-19, inclusive os casos retroativos de 2020, através da análise de prontuário e/ou entrevista com o trabalhador, além de verificar se o vírus foi contraído no ambiente de trabalho, trajeto para o trabalho, ou ainda, em outros ambientes.

As oficinas têm como público alvo técnicos das gerências assistenciais das secretarias municipais de saúde dos 16 municípios do Amapá, além dos coordenadores das unidades mistas de saúde. A notificação dos casos devem ser realizadas por profissionais de saúde do setor público e privado. 

"A partir das oficinas será possível oferecer suporte técnico para que as vigilâncias em saúde dos municípios possam ter condições de qualificar e notificar todos os casos de covid-19 ocorridos nos trabalhadores da saúde, que foi o público alvo desse projeto piloto", afirmou Regiclaudio Souza, Gerente do Núcleo de Vigilância e Saúde do Trabalhador da SVS.

A ação já percorreu os municípios de Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho, Serra do Navio, Pedra Branca, Laranjal do Jarí, Vitória do Jarí e Oiapoque.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: