Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Exposição apresenta obras de artes produzidas por jovens socioeducandos

A exposição das obras, que iniciou nesta quinta-feira, 9, apresenta aos visitantes 20 pinturas em tela em diversos estilos e formatos, além de estamparia feita em camisetas

Por Redação
09/06/2016 10h36

Menores que cumprem medida no Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein) encontraram na arte uma importante ferramenta no processo de inclusão social. Contemplados no Projeto “Pincelando o Futuro V e Vestindo Arte”, estes adolescentes tiveram a oportunidade de ver suas criações artísticas expostas no hall de entrada do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP).

A exposição das obras, que iniciou nesta quinta-feira, 9, apresenta aos visitantes 20 pinturas em tela em diversos estilos e formatos, além de estamparia feita em camisetas. O trabalho foi desenvolvido pelos jovens no decorrer do ano e selecionados para exposição.

De acordo com a coordenadora do projeto, Silvia de Castro, o trabalho faz parte do planejamento pedagógico do Cesein e contempla 30 adolescentes no centro de internação. Além dos ensinamentos básicos do desenho, traço e pintura, a arte-educadora ressalta a importância das aulas no processo de desenvolvimento das habilidades destes jovens.

“É gratificante para a instituição e para mim, que venho desenvolvendo este trabalho desde 2007. A exposição é uma forma de exaltar o talento de cada um deles”, declarou Silvia de Castro.

O socioeducando F.F.M. é um dos adolescentes que se destacaram no projeto. Ele diz que gostou dos ensinamentos do projeto e agora pretende seguir na carreira de artista quando sair do centro.

“Eu gostei de tudo que aprendi. Quero continuar na pintura porque acho que se eu me dedicar vou conseguir ter meu trabalho reconhecido”, disse.

A diretora presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), Albanize Colares, destacou que o projeto integra o conjunto de ações que envolvem o esporte, artes e educação integrada que são desenvolvidas pela instituição nas unidades de internação.

“Essa é uma iniciativa que mostra as ferramentas que estamos utilizando para reincluir esse jovem na sociedade. Além de expor as obras de arte produzidas pelos adolescentes vamos comercializá-las e o valor arrecadado será doado para a família de cada um deles”, explicou.
O presidente da OAB no Amapá, Paulo Campelo, elogiou o trabalho da fundação e disse que estas e outras ações contribuem para que estes adolescentes tenham uma realidade diferente da criminalidade.

“A arte e o esporte são essenciais para as crianças e adolescentes, principalmente para aquelas que, de alguma forma, estão em confronto com a lei. A ressocialização precisa trabalhar estes dois aspectos para que a reincidência destes jovens no mundo do crime e das drogas seja menor”, frisou.

A exposição fica no hall de entrada da OAB até a sexta-feira, 10. Ainda neste mês, as telas serão expostas no Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!