Governo oferece exame de avaliação do sistema imunológico para pacientes que vivem com HIV em Oiapoque
Após capacitação e aquisição de equipamento, o Laboratório de Fronteira da SVS passará a realizar exames de forma periódica.
Técnico da empresa capacitou os servidores da SVS para realização de exames.
O Governo do Amapá passa a ofertar o exame de avaliação do sistema imunológico, conhecido como CD4+, para pacientes que vivem com HIV no município de Oiapoque, norte do estado. A análise, agora, está disponível na Unidade Laboratorial de Fronteira (Lafron) da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), situada na cidade.
O CD4+ permite a contagem de linfócitos no sangue: quanto mais baixas as células CD4+, principal alvo do vírus - maior é o risco do paciente contrair doenças oportunistas. É a primeira vez que o município oferta este exame.
Os profissionais do Lafron passaram por um treinamento realizado pela empresa responsável pela distribuição dos equipamentos e kits para os testes de HIV em todo território nacional.
A diretora executiva do Laboratório Central do Amapá (Lacen), Lindomar dos Anjos, explica que, antes, as amostras eram enviadas para Macapá. Ela defende que a mudança é um ponto positivo para os pacientes da área de fronteira.
"A realização desse exame em Oiapoque é um marco histórico e resultará em uma resposta mais ágil, dando celeridade para o monitoramento e tratamento do paciente", disse a diretora executiva do Laboratório Central do Amapá (Lacen), Lindomar dos Anjos
Treinamento
O treinamento, realizado no dia 13 de julho, foi sobre o equipamento PIMA , que é um analisador que faz a contagem absoluta de células CD4 +, essencial para estabelecer a imunidade de referência e avaliar resultados clínicos em pacientes com HIV. O equipamento usa o método de cartucho descartável de uso único com todos os reagentes secos. Os resultados de cada amostra podem ser disponibilizados pelo equipamento em 20 minutos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!