Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em reunião com gestores escolares, Governo do Amapá fortalece protocolos para retorno seguro das aulas presenciais

Encontro, com a participação do governador Waldez Góes, serviu para avaliação dos resultados da semana de acolhimento; recepção dos estudantes inicia nesta segunda-feira, 9.

Por Redação
07/08/2021 12h15

Reunião com gestores escolares de Macapá e Santana ocorreu no auditório do CEP de Música Walkíria Lima

Na manhã deste sábado, 7, o governador Waldez Góes reuniu com gestores escolares de Macapa e Santana. O encontro avaliou resultados da semana de acolhimento, com destaque para os investimentos na segurança da comunidade escolar contra a Covid-19.

"Precisamos estar atentos aos protocolos de biossegurança, usar máscara, álcool gel e proporcionar um ambiente seguro para a comunidade escolar no retorno presencial das aulas, e assim avançarmos com a educação dos nossos jovens e crianças", reforçou o Waldez.

Todos os estudantes e profissionais da educação da rede estadual recebem um kit de proteção individual contra a covid-19, contendo máscaras de proteção em tecido, álcool em gel 70%, e para os professores, incluindo face shield. Foram 160 mil kits distribuídos às 392 escolas do Amapá, representando um investimento de R$ 4,2 milhões pelo Governo do Estado.

As escolas do Amapá também receberam recursos para fazer as adaptações sanitárias e de biossegurança, além do recebimento de investimentos para a volta às aulas. Para esses serviços, o Governo do Estado fez o investimento total de R$ 5,6 milhões.

De acordo com a secretária de Educação, Goreth Sousa, esses investimentos são fundamentais para o estado avançar de forma sólida nas metas de ensino, mesmo com a pandemia.

"O governo tem um compromisso permanente com a educação dos nossos jovens e crianças. A alfabetização na idade certa, o desenvolvimento de habilidades individuais dos alunos, são um trabalho que reflete em toda a sociedade", destacou.

 

Educação na Idade Certa

Durante o encontro, o governador Waldez também reforçou o compromisso do Governo do Amapá com a alfabetização na idade certa de seus estudantes, através do programa Travessia Amapá.

“Alfabetizar na idade certa é o compromisso integral do meu governo com os estudantes, não só da rede estadual, mas também dos estudantes das demais 16 redes municipais de ensino do Amapá, garantindo assessoramento pedagógico, realizando avaliação diagnóstica para saber a realidade de cada um estudante, e trabalhando para que esse estudante siga na rede até o novo ensino médio com a educação integral”, reforçou o governador.

 

Retorno das atividades presenciais

Autorizado pelo novo decreto de proteção à vida, assinado na última segunda-feira, 2, a primeira semana deste retorno foi dedicada a acolher professores, gestores, funcionários e familiares de alunos para avaliar a situação das comunidades e fortalecer o diálogo para o retorno seguro.

Na escola Osvaldina Ferreira da Silva, localizada na ilha de Santana, foram essas reuniões que resultaram no plano de retomada da unidade de ensino.

“Construímos nosso plano de retorno com a participação de toda nossa comunidade escolar. Retornaremos com todas as etapas de ensino de forma escalonada e responsável, seguindo todos os protocolos de biossegurança”, assegurou o gestor Mário dos Santos.

Para o início das aulas presenciais terão prioridade os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também serão priorizados estudantes em vulnerabilidade social e sem acesso à internet.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: