Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Equipes do Governo do Amapá fiscalizam isolamento de tripulação com Covid em navio

Técnicos avaliam constantemente a evolução do quadro de saúde da tripulação e auxiliam no cumprimento das regras de isolamento, para que os ocupantes sadios não sejam contaminados.

Por Redação
07/08/2021 15h32

Navio se encontra ancorado na costa do estado.

Neste sábado, 7, uma equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) esteve no navio Mandarim Dalian, ancorado no rio Amazonas, em frente a cidade de Macapá, para acompanhar a situação dos tripulantes. 

Dos 21 tripulantes, 12 testaram positivo para o novo coronavírus. A equipe verificou que eles estão em uma área isolada do navio para garantir que o vírus não se espalhe. Os sintomas manifestos são de leves a moderados e nenhum tripulante teve a necessidade de internação. 

O navio de bandeira da Libéria cumpre quarentena imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As equipes da Vigilância em Saúde verificaram que de março até agora o navio esteve nos Emirados Árabes, Arábia Saudita, Moçambique, África do Sul, Paquistão e Gana. Provavelmente, o local de contágio foi no porto da cidade de Tema, em Gana, o último país em que o navio esteve antes do Brasil. 

 

Investigação 

Em outra frente de trabalho o Laboratório Central (Lacen/SVS) segue a investigação sobre a cepa dos casos para confirmar ou descartar tratar-se da variante Delta, que não tem nenhum caso confirmado no Amapá até o momento. 

A diretora executiva do Lacen, Lindomar dos Anjos, explicou que ainda neste sábado, 7, o laboratório cumprirá uma etapa do processo investigativo. 

“Nós vamos fazer um exame específico e se necessário encaminharemos as amostras para o Instituto Evandro Chagas que faz o sequenciamento da variante Delta ou outra variante”, explicou Lindomar. 

Não há nenhum paciente internado nas redes de saúde estadual ou municipal. Todos os tripulantes estão a bordo do navio ancorado.

O navio ancorou no Amapá nesta última quinta-feira, 5, depois que tripulantes apresentaram sintomas de covid-19. Na sexta-feira, 6, dois dos tripulantes foram atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva e liberados em seguida por não apresentarem quadro clínico grave. 

O acompanhamento segue até o fim da quarentena, que é de pelo menos 14 dias, e a liberação para o navio deixar o Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!