Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Banco de Leite realiza abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Com o tema “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”, evento faz parte do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação.

Por Redação
09/08/2021 19h27

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a alimentação exclusiva com leite materno até os 6 meses do bebê.

Como parte da programação do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), iniciou nesta segunda-feira, 9, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a programação da ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’. 

Com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, o evento tem como alvo a participação de profissionais e acadêmicos da área da saúde que possam atuar como multiplicadores do incentivo à amamentação. 

O secretário de Saúde, Juan Mendes, participou na mesa de abertura e ressaltou a importância de reunir os profissionais da rede de assistência as mães e bebês para fortalecer e discutir estratégias. 

“Essa é uma das nossas maiores bandeiras, porque sabemos como é importante falarmos sobre aleitamento materno,  desde a construção e fortalecimento do vínculo mamãe e bebê e os inúmeros benefícios para ambos”, disse. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a alimentação exclusiva com leite materno até os 6 meses do bebê, já que além de ser a melhor fonte de alimentos e nutrientes para os recém-nascidos, o alimento contribui para o fortalecer o sistema imunológico e no combate a infecções, ajudando na diminuição do tempo de internação nos casos de bebês prematuros ou com outras complicações. 

A coordenadora do BLH, Darcineide Dias, explicou que o evento quer alertar os profissionais da saúde sobre a importância e responsabilidade de atuar na proteção a amamentação e na importância de repassar essas recomendações para as mães. 

“Montamos a programação de acordo com os temas que sentimos que os profissionais precisam reforçar. Esse espaço também permite que nós possamos nos conhecer e e nos articular, formando alianças e parcerias para outras ações e, através desse contato, trocarmos informações”, reforçou. 

A programação irá acontecer todos os dias no auditório do Senac até a sexta-feira, 13, no horário das 14h às 18h. 

Doação de leite 

Durante todo o mês, campanhas educativas nos meios de comunicação e nas redes sociais irão incentivar também a doação de leite materno. Muitas mães têm excesso de leite e podem ajudar a salvar a vida de bebês prematuros com baixo peso, que por algum motivo não podem ser amamentados. 

O local funciona 24 horas e fica na esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá, no centro de Macapá. É possível entrar em contato através do número (96) 98115-9018. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: