Governo do Amapá envia usina de oxigênio para abastecer unidades de saúde de Santana
Com capacidade de produzir em três dias toda a necessidade mensal do município, equipamento é fruto de articulação entre Waldez Góes e Davi Alcolumbre.
Em 2021, outras três usinas de oxigênio foram instaladas nos municípios de Macapá, Oiapoque e Laranjal do Jari
O Governo do Amapá enviou uma usina de oxigênio para abastecimento das unidades de saúde do município de Santana. O equipamento chegou ao estado neste sábado, 14, após ser doado pela iniciativa privada através de articulação do governador Waldez Góes e do senador Davi Alcolumbre.
Com capacidade para produzir 8m³ de oxigênio por hora, a usina pode atender, aproximadamente, de 50 a 75 leitos hospitalares.
Trata-se da quarta usina de oxigênio recebida no estado. Outras três foram instaladas nos municípios de Macapá, Oiapoque e Laranjal do Jari, desde o início de 2021, sendo essenciais para atender pacientes com covid-19, entre outros hospitalizados.
O secretário de Saúde, Juan Mendes, reforçou a importância do município poder contar com o aparato.
“Com Santana sendo o segundo maior município do estado, observamos a necessidade de garantir essa retaguarda, além disso, ela poderá garantir o abastecimento também dos cilindros de oxigênio de pacientes que fazem oxigenoterapia em casa”, ressaltou.
Segundo a secretária de saúde do município de Santana, Ithiara Madureira, a usina será instalada na Unidade Sentinela, responsável por atender os casos de covid-19.
“Para a gente, é extremamente importante esse marco. Atualmente a nossa necessidade mensal de oxigênio é de 200 m³ mensais, com a usina teremos capacidade de produzir em 3 dias o que precisamos para 1 mês”, ressaltou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!