Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mamaço encerra celebração da Semana Mundial de Aleitamento Materno no Amapá

Durante o evento, mães participaram de uma sessão de fotos com os filhos e fizeram a dança materna.

Por Redação
14/08/2021 21h28

Objetivo é sensibilizar a todos sobre a importância do ato de amamentar os bebês.

Para encerrar a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml) realizou neste sábado, 14, um mamaço com doadoras do BLH em um shopping da zona sul de Macapá. 

Com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, o evento fez parte da programação do ‘Agosto Dourado’, que busca sensibilizar a todos sobre a importância do ato de amamentar os bebês.

A coordenadora do BLH, Darcineide Dias, explicou que o local foi escolhido para que as mães pudessem mostrar publicamente a amamentação.

“Precisamos conscientizar todos que não tem porque ter vergonha ou tornar a amamentação em público um tabu. A mãe pode amamentar o bebê onde ela quiser quando o bebê quiser. É também um momento para que as nossas doadoras possam se conhecer melhor e possam se apoiar, criando uma corrente”, reforçou.

Durante o evento as mães participaram de uma sessão de fotos com os filhos e fizeram a dança materna, atividade que tem como objetivo fortalecer o vínculo emocional e afetivo entre mãe e bebê, além de ser uma atividade física em que as mães podem dançar, se alongar e fortalecer corpo.

A dona de casa Laudilene Monteiro, de 34 anos, mãe do pequeno Gael, de apenas 3 meses, contou que essa é a segunda vez que está atuando como doadora para o BLH.

“Conheci o trabalho do Banco de Leite quando fiz as doações após ter o meu primeiro filho, e, quando saí do hospital após ter o Gael, já entrei em contato para ajudar mais uma vez. Doar é muito gratificante, sei que esse leite vai ajudar muitas outras crianças e as mães delas que não podem amamentar. O leite materno é o melhor e o único alimento que eles precisam até os 6 meses”, explicou.

Doação de leite

Durante todo o mês, campanhas educativas nos meios de comunicação e nas redes sociais irão incentivar também a doação de leite materno. Muitas mães que têm excesso de leite podem ajudar a salvar a vida de bebês prematuros com baixo peso, que por algum motivo não podem ser amamentados. 

O Banco de Leite funciona 24 horas e fica na esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá, no centro de Macapá. Também é possível entrar em contato através do número (96) 98115-9018 que o carro do BLH pode ir até a residência entregar o kit de doação e realizar o cadastro da voluntária.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: