Governo planeja ações de assistência aos distritos de Bailique e Vila Velha do Cassiporé
No Bailique as ações concentrarão esforços para fornecer água potável aos habitantes atingidos pela salinização dos rios do arquipélago, causada pelo avanço do mar naquela região.
Coordenadoria de Defesa Civil do Amapá e Iepa monitoram situação no arquipélago do Bailique
Nesta quinta-feira, 19, representantes de órgãos do Governo do Amapá discutiram ações de assistência para os distritos de Bailique, no município de Macapá; e Vila Velha do Cassiporé, parte do município de Oiapoque.
No Bailique as ações concentrarão esforços para fornecer água potável aos habitantes atingidos pela salinização dos rios do arquipélago, causada pelo avanço do mar naquela região.
“Estamos trabalhando com planos de curto, médio e longo prazos, instalando os equipamentos necessários para suprir a demanda atual e elaborando soluções para o problema na região”, frisou o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Valdinei Amanajás
Para Vila Velha do Cassiporé serão investimentos em infraestrutura, atendimentos de saúde e ampliação da cobertura vacinal.
A secretária de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Alba Nize Colares, destacou, ainda, o trabalho permanente de acompanhamento dos distritos.
“As equipes do estado mantêm a visitação constante ao Bailique, à Vila Velha e demais distritos, que também será intensificada, para garantirmos que os serviços públicos alcancem mesmo os moradores das comunidades mais afastadas”, enfatizou Colares.
Terras Caídas
Além da salinização, outro fenômeno que recebe atenção do estado são as “terras caídas”, ocasionada pela erosão das margens dos rios e que provoca o avanço de sedimentos para os cursos de água e o desmoronamento do solo, ameaçando também as edificações.
“Tanto a salinização da água quanto as ‘terras caídas’ são monitoradas por equipes da Defesa Civil e pesquisadores do Iepa para subsidiar a adoção das melhores estratégias de amparo àquela população”, disse o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Wagner Coelho.
Desde 2015 um grupo de trabalho permanente é comandado pela Defesa Civil do Amapá, que junto de outras instituições do estado, realizam estudos e prestam assistência à população local afetada.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!