Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá alerta jovens sobre a violência contra mulher

Programação é alusiva à Lei Maria da Penha, que completa 15 anos no mês de agosto.

Por Jamylle Nogueira
25/08/2021 00h24

A roda de conversa foi transmitida por live no facebook oficial da Sejuv

Para conscientizar sobre a importância da prevenção à violência contra a mulher, nesta quarta-feira, 25, o Governo do Amapá promoveu um encontro com 180 bolsistas do Programa Amapá Jovem, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).

Também participaram autoridades representantes da Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm), Policia Militar do Amapá (PM/AP) e Delegacia da Mulher.

A bolsista Cecília Freitas, 19 anos, considera que a palestra trouxe um importante alerta para situações de violência contra as mulheres.

“Esse momento evidencia a representatividade, principalmente, das macapaenses e nortistas, pois nós sabemos que o feminicídio tem um alta taxa em nossa região, e principalmente quando se trata mulheres negras. Eu sou uma mulher negra e amapaense, represento parte dessa população, então ter essa compreensão, é ter respaldo sobre o conhecimento das leis, direitos e de nossa valorização. Isso nos dar força para enfrentar qualquer tipo de violência”, declara Cecilia.

A jovem revela que durante seus quatro meses como beneficiaria do programa, já aprendeu muito sobre a importância das leis e pautas que a possibilitaram ter um conhecimento reflexivo sobre a sociedade, e, principalmente, sobre seu papel como mulher.

A secretária de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo, frisou que a lei Maria da Penha, não se trata apenas da prisão do agressor, mas fomenta estratégias de conscientização que mostram a representatividade e persistência da luta das mulheres no Brasil.

“Não podemos discutir esse tema somente com adultos, mas precisamos levar para a juventude, pautas fundamentais como essas que exercem a empatia e solidariedade com a dor do próximo, e assim ajudar mulheres que vive em situação de risco”, destaca a gestora.

A palestra faz parte do Cronograma de atividades do mês da juventude e da campanha Agosto Lilás, que marca a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, por ser alusivo à Lei Maria da Penha, que comemorou 15 anos de criação no ultimo dia 7. O encontro foi transmitido para todo o Estado através de uma live no facebook oficial da Sejuv.

 

“O jovem precisa multiplicar essa mensagem e ser um agente transformador de sua comunidade, tratando qualquer tipo de agressão como crime, e nunca normalizar”, finaliza coordenadora estadual do Programa Amapá jovem, Samyilla Rocha.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!